Professores levam ciência do Inpe para sala de aula
01/06/2017
Professores levam ciência do Inpe para sala de aula
Durante a formação dos professores, pesquisadores do Inpe deram dicas e orientações sobre o uso do material em sala de aula Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos reuniu mais de cem professores e orientadores de escola, nesta quinta-feira (1º), em um workshop com pesquisadores do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O workshop foi voltado aos à formação dos profissionais do ensino fundamental que utilizarão animações em vídeo, feitas pelo próprio instituto, em sala de aula. O treinamento aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, região norte.

O projeto ‘Viva o Sol: investigar, manusear e aprender’, é uma iniciativa do Inpe que, em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania, desenvolveu animações em vídeo, com duração de aproximadamente três minutos cada. O objetivo é aproximar crianças de 7 a 10 anos das atividades desenvolvidas pelo Inpe, complementando o ensino de Ciências.

Durante a formação dos professores, pesquisadores do Inpe deram dicas e orientações sobre o uso do material em sala de aula, utilizando a dinâmica de grupo com os alunos para explicar os temas abordados.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Paula Soares, a interação com as crianças sempre foi um desejo do instituto. “É um desafio muito grande compartilhar a ciência de forma lúdica e com uma linguagem direcionada aos alunos mais novos. Por isso, a parceria dos profissionais de educação na construção desse material foi fundamental e o resultado foi muito gratificante para todos nós”, disse.

De maneira lúdica e interativa, os estudantes conhecerão as atividades desenvolvidas no Inpe em suas diversas áreas de atuação: meteorologia, observação da Terra, ciência do sistema terrestre e clima espacial. Essas informações foram inseridas no projeto acompanhando as diretrizes da Matriz Curricular de Ciências da rede municipal de ensino.

“Tenho certeza de que essa iniciativa será muito bem recebida pelos alunos e nos possibilitará desenvolver conceitos científicos de forma lúdica, despertando a curiosidade dos estudantes”, destacou a professora Renata Giovanna Primeiro, da Emef Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida.

O material didático de apoio para professores e alunos chegará nas escolas no início do segundo semestre deste ano, quando o projeto começará a ser utilizado em sala de aula.