Incentivadas na escola e em casa, alunas se destacam no xadrez
02/06/2017
Incentivadas na escola e em casa, alunas se destacam no xadrez
Na escola, elas fazem parte do Clube do Tabuleiro, fundado em 2008 pelo professor Paulo César Leone, coordenador do projeto Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

As irmãs Cecília, 12 anos, e Rafaela Panzeri Rodrigues, 14 anos, alunas da Emef Hélio Augusto de Souza, localizada no Jardim Valparaíba, região leste, representam São José dos Campos nos torneios regionais de xadrez desde 2014. As estudantes já somam 25 títulos conquistados durante a trajetória no xadrez.

Na escola, elas fazem parte do Clube do Tabuleiro, fundado em 2008 pelo professor Paulo César Leone, coordenador do projeto. Atualmente, 50 crianças e adolescentes participam do projeto, com proposta de atividade extracurricular.

O professor destaca a importância do projeto. “O objetivo é utilizar o xadrez como atividade pedagógica que motive e desafie os alunos a encontrarem soluções para os problemas que a vida apresenta, buscando valorizar o protagonismo do estudante”, disse.

Ao todo, são dois encontros semanais: às segundas-feiras para ex-alunos e alunos dos anos finais do ensino fundamental e às terças-feiras para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

A escola e a família foram os grandes incentivadores das alunas Cecília e Rafaela, que começaram no xadrez aprendendo o básico sobre o jogo em casa, ainda quando pequenas. Rafaela voltou a jogar aos 11 anos, quando começou a estudar na unidade. “Aprendi a jogar xadrez muito nova, mas foi com o incentivo do professor Paulo que me interessei mais e comecei a participar dos jogos”, afirmou a aluna.

Cecília teve a irmã como inspiração. “Eu a via jogar nos torneios, sempre se saindo muito bem e acabei me interessando. Sempre torci por ela. Só tenho a agradecer, pois ela me trouxe para o xadrez, minha grande paixão”, disse.

A mãe, Carla Gracioto Panzeri, destaca os benefícios que o xadrez oferece. “O xadrez trouxe muitos aprendizados, principalmente a convivência em equipe, a construção de laços de solidariedade e companheirismo, além do desenvolvimento da capacidade de raciocínio, memória, elaboração de estratégia e também notei que elas ficaram menos ansiosas”, ressaltou Carla.

Conquistas

Em 2016, Rafaela ganhou o título de campeã joseense da categoria sub-14 na 2° Copa São José de Xadrez. A escola ficou na 26° colocação, entre as 101 escolas participantes. No mesmo ano, Cecília conquistou o título de terceira melhor jogadora de xadrez do Vale do Paraíba, na categoria sub-12 do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar. A escola ficou com o título de vice-campeã.

Neste ano, as alunas passaram para a última fase dos Jogos Abertos da Juventude, que será realizada neste mês, em Presidente Prudente.