Programação comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente
02/06/2017
Cartaz da feira agroecológica noturna
Na primeira edição noturna da feira agroecológica, haverá exposição e venda de produtos, comidas saudáveis e espaço para trocas Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Impulsionado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Parque Vicentina Aranha realiza neste mês atividades de conscientização ambiental e consumo responsável. Durante todos os domingos de junho, das 9h às 12h, próximo à Feira Agroecológica, o Coletivo Mulheres do Frei Galvão realizará oficinas abertas de sacolas ecológicas feitas com camisetas. 

As sacolas plásticas são produzidas a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos naturais não-renováveis. Feitas de um material resistente, elas duram até 400 anos na natureza. Em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) alertava que cerca de 5 trilhões de peças de plástico estariam flutuando nos oceanos do planeta. Pequenas atitudes no dia a dia, como o uso de caixas de papelão e sacolas ecológicas, podem contribuir para a redução diminuição da quantidade de sacolas plásticas descartadas no planeta. Para participar basta trazer uma camiseta em bom estado para que seja transformada em uma sacola. 

Na data do Dia Mundial do Meio Ambiente (5), das 16h às 21h, a Feira Agroecológica do Parque Vicentina Aranha realiza sua primeira edição noturna. Com a exposição e venda de produtos agroecológicos, comidas saudáveis e feira de trocas, a Feira Noturna NaturalMente fomenta a economia de pequenos produtores regionais, resgata o hábito da alimentação saudável e estimula o consumo responsável. 

Para animar a noite, o músico acordeonista Eliomar Landim realiza uma apresentação especial às 18h, um dos poucos músicos no país que executa um repertório de música erudita no Acordeon, levando seu instrumento às salas de concertos e teatros pelo mundo. Incentivado pelo pai, Eliomar é concertista formado em Acordeon Erudito pelo Conservatório Musical Beethoven em São Paulo-SP, desde cedo escolheu o instrumento como forma de inspiração, construindo uma carreira musical. Seu primeiro álbum “Eliomar Landim In Concert” é um projeto que reúne compositores da música erudita dos períodos Barroco e Romântico, tendo o apadrinhamento de grandes ícones da música como o Maestro Júlio Medaglia, Toninho Ferragutti entre outros. 

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Compah (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Afac - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro. 

O Parque fica na Rua Prudente Meirelles de Moraes, 302, Vila Ady Anna, região centro. Telefone: 3911-7090