Cmaf atende 125 pessoas em academia ao ar livre na região sul
02/06/2017
Ação integrada de avaliação física na Área Verde 1
A primeira ação integrada de avaliação física atendeu as pessoas que praticam atividades na Área Verde 1, no Bosque dos Eucaliptos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A primeira ação integrada do Centro de Medidas e Avaliação Física (Cmaf) e do programa Cidade em Movimento, ambos promovidos pela Prefeitura de São José dos Campos, atendeu 125 pessoas na academia ao ar livre da Área Verde 1, no Bosque dos Eucaliptos, na região sul, nesta sexta-feira (2).

Os munícipes que estiveram no local entre 8h e 10h participaram de um alongamento coordenado por um educador físico e, em seguida, fizeram avaliações físicas gratuitas, com aferição de peso, altura, circunferência abdominal e teste de flexibilidade.

Moradora do Campo dos Alemães, Maria Conceição Moreira, 73 anos, foi uma das atendidas pela equipe do Cmaf. Ela aprovou a ação.

“Vim fazer a avaliação porque sou diabética e, apesar de ter convênio, minha médica tem uma agenda muito cheia. Não consigo passar nela de dois em dois meses. Então vim para saber como estou e ver o que posso fazer para melhorar o peso e, na minha idade, não é fácil emagrecer”, disse.

Ela, que descobriu as avaliações enquanto saía da Casa do Idoso Sul, elogiou ainda o tratamento dado às pessoas idosas, que para ela devem aproveitar a estrutura fornecida pelo município.

“O idoso em São José é muito bem assistido. Antes só existia a Casa do Idoso no Centro, onde faço hidroginástica, aí pintou a da Leste, essa daqui e o pessoal que quer fazer faz. Eu faço alongamento aqui na academia ao ar livre segunda, quarta e sexta, e na terça e na quinta vou para a hidro”, falou Maria Conceição.

A busca por uma maior qualidade de vida é também o objetivo de Elizabeth Matsumura, 56 anos. Ela, que reside a dois quarteirões da Área Verde 1, usa a academia ao ar livre de segunda a sexta-feira e aproveita as orientações sobre alongamento dadas pelo professor que atende o local.

“Neste ano foram colocados professores capacitados, que estão nos acompanhando. O alongamento me dá resultado, porque tenho problema no joelho e me ajuda muito porque não sinto dor nenhuma. A qualidade de vida melhorou muito”, contou.

A fila para entrega de resultados das avaliações chegou a ocupar boa parte da quadra de esportes que há no local. Um dos últimos atendidos a buscar as informações foi Bruno Goulart, 39 anos. Para ele, a ação deve conscientizar e atingir os grupos de risco, como jovens e adultos.

“Gostei, achei bem organizado e deram um bom tratamento, apesar da maioria das pessoas serem de mais idade. Nas estatísticas, a maioria dos problemas cardíacos se dá na idade dos 40 a 50 anos, então esse público seria interessante vir aqui também”, opinou o morador do Bosque dos Eucaliptos.

Ações

O Cmaf e o Cidade em Movimento vão passar ainda, até o fim deste mês, por mais três academias ao ar livre nas regiões norte, leste e central.

O próximo atendimento, no dia 9, será no Parque Vicentina Aranha (Rua Prudente Meirelles de Morais, 302, Vila Ady Anna, região centro). No dia 14, o Cmaf vai visitar o Centro Poliesportivo Altos de Santana (Avenida Alto do Rio Doce, 801, zona norte). Os trabalhos do mês se encerram no dia 23, no Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (Rua 23 de dezembro, 400, região leste).

Cada sessão de avaliação física nas academias ao ar livre durará, no máximo, 5 minutos e terá entrega de ficha com os resultados. Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.

É importante não fumar nem ingerir álcool, além de se alimentar com duas horas de antecedência dos testes. Antes do procedimento, a pessoa avaliada deve passar 24 horas sem praticar qualquer atividade física. Em casos de problemas cardíacos ou pressão arterial, deve-se apresentar atestado médico.