Retirada da figueira vai interditar trecho da João Guilhermino
02/06/2017

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai retirar neste domingo (4) a figueira da Praça Dom Bosco, na região central. O serviço será realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e terá início às 7h, com previsão de ser concluído até o meio-dia. Em caso de chuva, o trabalho será suspenso.

Para o corte da árvore, o acesso da Avenida João Guilhermino à praça estará fechado ao tráfego durante a execução do serviço.

Uma das três faixas da João Guilhermino também estará totalmente interditada para ônibus e carros durante a execução do trabalho. As outras duas poderão ter interdições parciais, por poucos minutos, para transporte dos galhos.

Os motoristas que precisarem acessar a João Guilhermino, na região da praça durante a operação de retirada da árvore, deverão utilizar a Rua Humaitá. Agentes de trânsito vão sinalizar o trecho e estarão no local para orientar os motoristas.

Concordância

A supressão das figueiras das praças Dom Bosco e Cônego Lima, também na região central, foram liberadas pelo Ministério Público após vistoria realizada na terça-feira (30) por técnicos do CAEx (Centro de Apoio Técnico à Execução) da Promotoria, que corroborou os laudos que determinaram a retirada das árvores devido ao estado precário e de envelhecimento que elas apresentam, oferecendo riscos à integridade física da população.

Larissa Albernaz, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São José, recomendou que, diante da importância das duas figueiras, sejam colhidas dez mudas viáveis de cada árvore para que sejam mantidas em viveiro e que seja realizado o plantio de mudas de figueiras nativas nos locais onde as atuais serão retiradas.

Também recomendou o plantio compensatório de 90 mudas em locais próximos “para resgatar os serviços ecossistêmicos perdidos” e o plantio simbólico, em locais estratégicos, de pelo menos dois clones obtidos a partir das árvores que serão suprimidas.

Replantios e compensações ambientais já são práticas adotadas pela Prefeitura em casos de supressão de árvores.

Laudos

O corte da figueira da Praça Dom Bosco, que tem 147 anos e 16 metros de altura, foi determinado em laudo técnico assinado em 18 de abril pela engenheira agrônoma Flávia Peloggia, da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Prefeitura, e corroborado em laudo técnico de 18 de abril assinado pelos engenheiros agrônomos José Luiz de Carvalho e Lílian Marcondes Braga, do Instituto Florestal de São Paulo. Os laudos foram precedidos por rigorosas vistorias e atestam que não há possibilidade de recuperação da árvore.

Somente em março, três galhos já caíram e há risco iminente de novos acidentes. A Praça Dom Bosco fica na região central,  em um local de grande fluxo de pessoas, carros e ônibus.

A árvore centenária é tombada pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural), que também deu autorização para o corte durante reunião realizada no dia 25 de abril.

De acordo com a Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Prefeitura, a supressão está respaldada pela Lei de Arborização de São José (Lei Municipal 5.097/1997) e pelo Decreto Municipal 7.668, de 1992, sobre imunidade de corte. Será plantada outra árvore no local.

Cônego Lima

A Prefeitura também realizará nos próximos dias a retirada da figueira da Praça Cônego Lima. A supressão foi determinada em laudos da Prefeitura e do Instituto Florestal de São Paulo e corroborada pelo Ministério Público após vistoria técnica. O Comphac autorizou a remoção em reunião realizada na terça-feira (30).