Número de alunos matriculados na rede municipal aumenta em 2017
02/06/2017
Giovanna Dias de Lima
Uma das estudantes que migrou para a rede da Prefeitura neste ano foi Giovanna Dias de Lima, da Escola Municipal Leonor Galvão Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta semana, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, levantou os dados preliminares do Censo Escolar 2017, que indicou aumento no número de alunos matriculados nas escolas de ensino municipal da cidade.

Na educação infantil, foram registrados 26.987 alunos, ante 26.217 dos dados preliminares de maio de 2016. No ensino fundamental, foram 915 alunos a mais do que no passado, totalizando 37.660 em 31 de maio deste ano. Ao todo, são 64.647 estudantes matriculados na rede.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que reúne dados escolares de redes públicas e privadas de todo o país. A coleta de dados é realizada anualmente na última quarta-feira de maio, nomeada Dia Nacional do Censo Escolar, conforme a Portaria MEC 264/2007.

Após a coleta de todas as informações, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulga os dados preliminares do ano em andamento, que são considerados até que os dados oficiais sejam divulgados, geralmente, no ano seguinte. Os dados oficiais de 2016 ainda não estão disponíveis.

Uma das estudantes que migrou para a rede de ensino municipal de São José dos Campos neste ano foi Giovanna Dias de Lima, aluna do quarto ano da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão. Ela é filha de um ex-aluno da escola, Vinícius Mateus de Lima, 32 anos, que fez todo o ensino fundamental no local.

Vinícius decidiu transferir a filha de uma escola particular para a rede municipal, considerando a economia e a qualidade do ensino. “Conheço o ensino da rede municipal de perto. Tenho outros dois filhos matriculados na educação infantil e as referências são muito boas. Além disso, tenho um carinho muito grande pela escola Leonor desde menino. A atenção das professoras e o conteúdo didático são grandes diferenciais”, destacou.

Atualmente, São José dos Campos conta com 49 escolas de ensino fundamental e 105 de educação infantil, considerando unidades diretas e conveniadas.

Outras quatro escolas estão sendo construídas nos bairros Santa Edwiges, Alto da Ponte, Jardim Monterrey e Residencial Pinheirinho dos Palmares. Estas unidades atenderão crianças da educação infantil e devem ser entregues no segundo semestre, gerando aproximadamente 2.100 novas vagas.