Pais buscam por saúde e educação para os filhos no Atleta Cidadão
03/06/2017
Candiato nada em seletiva na piscina
A natação foi uma das modalidades que fizeram avaliações para novos atletas no Poliesportivo São Judas Tadeu (região sudeste) Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O terceiro evento da Caravana de Seletivas do programa Atleta Cidadão, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, espantou o frio da manhã deste sábado (3) do Centro Poliesportivo do São Judas Tadeu, na região sudeste.

Candidatos de 7 a 17 anos com o sonho de se tornar atletas levantaram cedo para tentar uma vaga nas equipes de base mantidas pela administração. Na edição do São Judas, 19 modalidades marcaram presença no local.

Os pais, que têm comparecido em peso nas paradas da Caravana, foram novamente os protagonistas no apoio à garotada na busca por algo a mais no esporte, não somente pelo lado competitivo, mas também pela educação e saúde.

É o que o casal Ana Maria Fonseca, 36 anos, e Claudenor Araújo, 35, quer para o filho Eduardo, de 11 anos. Lutador de karatê há três anos, o pequeno colocou o quimono e foi para o dojô sob os olhares atentos dos corujas. Antes, a família fez uma avaliação gratuita com a equipe do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física).

“Fizemos uma avaliação e nós, como pais, estamos com sobrepeso, e ele com uma saúde excelente. Isso é um ótimo indicativo. No âmbito escolar, ele mudou muito. Relacionamento dos colegas, disciplina e até coordenação motora também ajudou muito”, contou Ana Maria, moradora do São Judas Tadeu.

O caso se repete com o pequeno Luís Gustavo, 10 anos, filho de Joseli de Oliveira, de 43. A mãe, que aguardava o nadador integrado há seis meses ao time do Atleta Cidadão, reforçou a importância de manter o equilíbrio entre o lado esportivo e educacional da criança.

“Ele já era um bom aluno, então ele está mantendo isso. E outra, você precisa ter boas notas para continuar no Atleta Cidadão, tem que manter o nível escolar”, disse.

A Caravana de Seletivas, que tem programação sempre com início às 8h e término às 17h, tem o objetivo de levar a oportunidade de entrar no programa mantido pela Prefeitura para aos bairros mais distantes do centro do município e fazer com que o candidato descubra o talento para mais de uma modalidade.

Foi o que aconteceu com Eduardo, que saiu correndo com os pais da seletiva do karatê – em que foi aprovado – para tentar uma vaga no elenco de futebol de campo sub-11. Os pais endossaram o apoio dado ao filho para que dispute logo cedo competições e campeonatos pela cidade.

“Meu filho participa do karatê numa academia aqui, do bairro, e ele faz futebol no poliesportivo. Quando eu fiquei sabendo que ia ter essa Caravana achei importante que meu filho participasse, não só pelo meio social, mas principalmente pela atividade física, e nós, como pais, temos que acompanhá-lo nisso”, afirmou Ana Maria, mãe de Eduardo.

“A iniciativa é legal para procurar novos nadadores. E para ele é legal estar conhecendo outros polos também”, ressaltou Joseli, mãe de Luís Gustavo.