Vacinação contra a gripe prossegue somente para os grupos de risco
05/06/2017
Funcionária da saúde aplica vacina em homem
A vacina, destinada apenas às pessoas pertencentes ao público-alvo, será aplicada nas unidades básicas de saúde até sexta-feira (9) Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos vai manter a campanha de vacinação contra a gripe até a próxima sexta-feira (9) apenas para os grupos de risco – crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, indígenas, funcionários do sistema prisional, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada e doentes crônicos.

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (2) que a campanha seria estendida para toda a população. No entanto, deu aos estados a autonomia para a liberação das vacinas.

O Estado de São Paulo comunicou, durante o fim de semana, que não iria aderir à campanha, pois não dispunha de doses suficientes para atender toda a população – cerca de 44 milhões de habitantes.

Sendo assim, São José dos Campos segue a determinação da Vigilância Epidemiológica do Estado.

Na semana passada, o município recebeu um lote de 20 mil doses, exclusivos para o público-alvo da campanha. Destas, restam cerca de 10 mil, quantidade que seria insuficiente para atender toda a população joseense, de cerca de 700 mil habitantes.

Até o momento, foram vacinadas na cidade cerca de 180 mil pessoas.

A campanha prossegue nas unidades básicas de saúde até sexta-feira (9), das 8h às 17h.