Secretaria de Governança
O número de reclamações da população referentes aos serviços de coletas seletiva e orgânica em São José dos Campos, registradas por meio da Central 156, caíram consideravelmente em maio em comparação com o mês anterior.
Em abril, 190 pessoas registraram reclamações referentes ao serviço da coleta seletiva. Estes números caíram para 70, em maio – uma queda de 63%. No mês passado, o número ainda foi considerado elevado por causa da adaptação ao novo serviço, que passou a ser feito diretamente pela Urbam em 27 de março deste ano.
O volume de materiais recicláveis coletados também aumentou. Em abril foram coletadas 1.122 toneladas. E em maio foram 1.251 toneladas.
As reclamações referentes ao serviço de coleta orgânica também vêm caindo mensalmente. Em fevereiro foram registradas 250 reclamações. O número caiu para 78 em abril e 58 em maio. De abril para maio, a queda foi de 25%.
A coleta seletiva garante a economia dos recursos naturais usados na fabricação de novos produtos e contribui para reduzir o volume de resíduos dispostos no aterro sanitário, aumentando a vida útil do espaço. Também colabora para a geração de renda para as famílias das cooperativas Alfa, Coopertech e Futura, que realizam a triagem dos materiais para posterior comercialização.
A população deve disponibilizar os materiais recicláveis nos mesmos dias em que já estava habituada. Em alguns locais o horário da coleta foi alterado para após as 15h, mas os dias permanecem os mesmos. A população pode consultar os dias da coleta seletiva e orgânica no site www.urbam.com.br.