Estado de São Paulo amplia o público-alvo da vacinação contra a gripe
05/06/2017
Funcionária aplica vacina em mulher
A imunização, somente para os grupos que têm direito à cobertura, continua até esta sexta-feira (9), nas unidades básicas de saúde Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

O Governo do Estado anunciou na manhã desta segunda-feira (5) a ampliação do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe (influenza), que termina na próxima sexta-feira (6).

Assim, terão direito à vacina os policiais federais e guardas municipais, doadores de sangue e de medula, trabalhadores dos tribunais de Justiça e fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários das escolas do ensino básico e superior, funcionários de creches, trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduo.
   
Além do chamado grupo de risco (idosos, crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores da rede pública e privada e doentes crônicos), podem ser vacinados os policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública. 

Na última sexta-feira (2), o Ministério da Saúde anunciou que a campanha seria estendida para toda a população. No entanto, deu aos estados a autonomia para a liberação das vacinas. O Estado de São Paulo comunicou durante o fim de semana que não iria aderir à campanha, pois não dispunha de doses suficientes para atender toda a população – cerca de 44 milhões de habitantes.

Sendo assim, São José dos Campos segue a determinação da Vigilância Epidemiológica do Estado, que é responsável pela distribuição das doses. Na semana passada, o município recebeu um lote de 20 mil doses, exclusivos para o público-alvo da campanha. Destas, restam cerca de 10 mil, quantidade que seria insuficiente para atender toda a população joseense, de cerca de 700 mil habitantes.

Cobertura

Até o momento, considerando os grupos de risco, foram vacinadas na cidade 129.810 pessoas, de um total previsto de 133.104 pessoas (97,53). A meta é vacinar 90% de cada grupo. Idosos e puérperas já atingiram 100% de cobertura. A classe de crianças está com 64,5% de cobertura (25.709 doses aplicadas); a de gestantes em 63,30% (4.718 doses) e a de trabalhadores da saúde em 85,84% (18.098 doses).

Considerando todos os grupos, incluindo doentes crônicos e professores, já foram vacinadas na cidade 182.598 pessoas.

A campanha prossegue nas unidades básicas de saúde até sexta-feira (9), das 8h às 17h.