Defesa Civil participa de evento científico sobre ameaças ambientais
05/06/2017
Palestrante durante evento
O evento será realizado no Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), no Parque Tecnológico Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Defesa Civil de São José dos Campos participa, nesta terça-feira (6), do 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres. O evento será realizado no Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), no Parque Tecnológico.

O objetivo do workshop é promover parcerias entre instituições nacionais e internacionais para a ampliação das pesquisas científicas sobre clima, prevenção e desastres naturais.

Cerca de 300 pessoas, entre pesquisadores, professores, estudantes, integrantes de defesas civis, profissionais e especialistas da área de gestão de risco de desastres socioambientais do Brasil e de outros países, como Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos, participarão do encontro, previsto para terminar na quinta-feira (8).

Segundo a Defesa Civil de São José, a participação visa obter mais conhecimento nas áreas discutidas no workshop, como gestão de risco de desastres, banco de dados de ocorrência, avaliação de danos e as formas de avaliação e experiências, além da troca de experiências com outros municípios e até mesmo países para aumentar a rede de trabalho.

Nesta terça-feira, a programação começa às 9h e inclui palestras e mesas-redondas, que abordarão conhecimentos científicos sobre a gestão de risco de desastres em países latino-americanos, além de informações sobre a organização de ocorrências de desastres, pesquisas e exposição de pôsteres científicos e uma mesa-redonda para apresentar, avaliar e compreender as dimensões do risco de desastres.

Entre os participantes do workshop estão o climatologista Carlos Nobre, do INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Teconologia), responsável por reunir 101 centros de pesquisa multicêntricos brasileiros, a pesquisadora argentina Jesica Viand, da Universidade de Buenos Aires, a pesquisadora Norma Valêncio, vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres da Universidade Federal de São Carlos e o pesquisador Airton Bodstein de Barros, professor da Universidade Federal Fluminense.

Dentro da programação, os grupos de trabalho – compostos por representantes de instituições de pesquisa, universidades, defesas civis e entidades governamentais – debaterão ainda a pesquisa, os indicadores de risco e as bases de dados sobre ocorrência de desastres para prevenção e mudanças que visam a segurança da população.
A programação prevê palestras, discussões de grupos de trabalho temáticos e uma sessão especial de exposições de pesquisa.

Programação