Prefeitura otimiza recursos para abrir mais 400 vagas em creche
05/06/2017
Prefeitura otimiza recursos para abrir mais 400 vagas em creche
Prefeitura otimiza recursos para abrir mais 400 vagas em creche Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos está otimizando recursos físicos para oferecer, até o final deste ano, cerca de 420 novas vagas de educação infantil para crianças com idade entre 0 e 4 anos, atendendo as demandas dos bairros Monte Castelo, Jardim Santa Inês e Novo Horizonte, na região leste. Prédios vizinhos às escolas serão readequados para abrigar novas salas de aulas.

No bairro Monte Castelo (centro), o Núcleo de Educação Infantil Elza Maria Dias Mendonça, que atende atualmente 200 alunos, passará a oferecer 350 vagas, assim como o NEI Doroti da Silva Cunha, no Jardim Santa Inês, que possui 306 alunos matriculados e vai abrigar mais 150 crianças. Já na Emei Febrônio Pereira Gomes, no bairro Novo Horizonte, são atendidos atualmente cerca de 500 alunos e mais 120 vagas serão abertas.

As três escolas passarão por reformas para melhor atendimento aos novos alunos, que incluem construções de novos banheiros e de setores administrativos e ampliações de refeitórios. As obras terão início a partir deste mês e não deverão interferir nas aulas.

Com base no Censo Escolar divulgado na última semana, pela Secretaria de Educação e Cidadania, a rede de ensino municipal de São José conta hoje com 64.647 estudantes matriculados.

Creches em construção

Além das ampliações, a Prefeitura está construindo quatro novas escolas nos bairros Santa Edwiges, Alto da Ponte, Jardim Monterrey e Residencial Pinheirinho dos Palmares. Estas unidades atenderão crianças da educação infantil e devem ser entregues no segundo semestre, gerando aproximadamente 2.100 novas vagas.

Parcerias para o empreendedorismo

A Prefeitura de São José dos Campos voltou a firmar este ano importantes parcerias com empresas e entidades da região para complementar o ensino didático em sala de aula e incentivar a fomentação do empreendedorismo, do trabalho em equipe e de ações sustentáveis com os alunos.

Entre os parceiros estão a Monsanto do Brasil, Cultura Inglesa, Embraer, Agência Espacial Brasileira, Inpe, CCR Nova Dutra, EDP Bandeirantes, Receita Federal, Fundação Lemann e Instituto Gaia, entre outros.