Prefeitura intensifica limpeza em lixeiras de praças e áreas verdes
05/06/2017
Prefeitura intensifica limpeza em lixeiras de praças e áreas verdes
Prefeitura intensifica limpeza em lixeiras de praças e áreas verdes Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou o trabalho de limpeza das lixeiras das praças, áreas verdes e vias públicas do município. O serviço está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Desde a semana passada, já foi executada a higienização com detergente em 208 lixeiras no Jardim Aquarius (zona oeste) e na região central. Nesta segunda-feira (5), as equipes atuaram nas praças Ulisses Guimarães (Aquarius), Sinésio Martins e Floripes Martins (ambas no Jardim Esplanada, na região central).

Nesta terça-feira (6), o serviço será realizado na avenida Anchieta (Esplanada) e nas praças Nossa Senhora de Fátima (centro), Bartolomeu Bueno da Silva e Irmã Maria Demetria Kfuri (ambas no Jardim Apolo, na região central).

Até sexta-feira (9), o trabalho terá continuidade nas ruas e praças da região central de São José. Posteriormente, haverá a limpeza de lixeiras nos bairros mais afastados do centro.
São José possui cerca de 25 mil lixeiras. O objetivo é realizar a limpeza em todas elas para prevenir doenças e tornar as ruas e praças mais atrativas.

Além da limpeza, a Prefeitura realiza constantemente o trabalho de substituição de lixeiras quebradas e depredadas.

Aprovação

Moradores consultados destacaram a importância de se manter as lixeiras limpas e higienizadas. “Considero positiva esta ação, já que torna as praças e ruas mais limpas, além de prevenir doenças”, afirmou a professora Elaine Silva, 40 anos, que mora no Jardim Portugal, na zona sul.

“É um trabalho positivo, mas que tem que ser constante, até porque muitas lixeiras da cidades estão sujas e depredadas”, disse o assistente administrativo Sílvio Momm, 48 anos, que reside no centro.

Minha Praça de Volta

A Prefeitura também intensificou a reurbanização de praças e parques dentro do programa Minha Praça de Volta, que tem como objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguro às comunidades. O programa visa recuperar as praças abandonadas, principalmente dos bairros mais distantes, para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade.

Cinco áreas de lazer já foram revitalizadas desde março último. Foram reurbanizadas as praças José Marcelino de Souza e Darci Ribeiro, no bairro Jardim São José 2, na zona leste, além de outras duas áreas públicas no Frei Galvão, também na região leste de São José, e da praça localizada às margens do córrego Senhorinha, entre os bairros Campo dos Alemães e Dom Pedro 2º, na zona sul da cidade.

Com programa Minha Praça de Volta, a Prefeitura também já está revitalizando os parques Caminho das Garças, no Putim (sudeste),  e  Alambari, no Campos de São José (leste), além de praça no Pousada no Vale (leste).