Programa atende 40 pessoas em primeira ação na Casa do Idoso
05/06/2017
Idosos durante atividade
Os profissionais do De Bem com a Vida contam com o auxílio de tacos, argolas, cubos, bolas e outros brinquedos adaptados Foto: Divulgação

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O programa De Bem com a Vida, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, iniciou nesta segunda-feira (5) as primeiras ações nas unidades da Casa do Idoso. O polo do bairro Vista Verde, na região leste, foi o primeiro a receber a equipe de educadores físicos.

Ao todo, 40 idosos participaram da programação de atividades, que envolveu exercícios adaptados de equilíbrio, coordenação motora e raciocínio. Os profissionais do De Bem com a Vida contam com o auxílio de tacos, argolas, cubos, bolas e outros brinquedos adaptados para desenvolver as habilidades e promover a integração entre os pacientes assistidos.

Os atendidos da unidade sul são os que ficam em período integral na Casa, dentro dos chamados Centros Dia. As visitas serão feitas quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, das 9h às 10h.

Na próxima quarta-feira (7), será a vez dos idosos do Centro Dia da Casa do Idoso Sul, no Bosque dos Eucaliptos, acolherem os professores do programa. O atendimento acontecerá semanalmente, às quartas-feiras, das 10h10 às 11h.

Atendimento amplo

O De Bem com a Vida atende asilos, casas de apoio à pessoa com deficiência (física, mental ou visual) e unidades de reabilitação de São José, tanto públicas quanto privadas.

Só em maio, o De Bem com a Vida prestou serviços a 524 pacientes de entidades assistenciais do município. Desse total, foram atendidos 284 homens e 240 mulheres. As pessoas mais ativas no programa são da faixa etária acima de 60 anos, representando 26% dos dados.

Até o último mês, a ação acontecia em 19 locais. Com o acréscimo dos polos da Casa do Idoso, o número subiu para 21 O programa é promovido pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida em parceria com a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Além das unidades da Casa do Idoso Sul e Leste, estão no cronograma de atendimento do programa o Integra (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência), a URL (Unidade de Reabilitação Leste), a Escola Municipal Elza Bevilacqua e as unidades do Caps (Centro de Apoio Psicossocial) Centro/Norte, Leste, Sul, infantil e Adulto.