Qualificação profissional abre novas oportunidades de trabalho
06/06/2017
Jeferson Aparecido de Oliveira Matos
"Estou muito contente. Minha filha nasceu recentemente e esta nova atividade como motorista vai me ajudar muito", disse Jeferson Foto: Charles de Moura/PMSJC

Urbam

Estudar e se qualificar para mais de uma atividade pode significar a conquista de novas oportunidades de trabalho. Para David da Silva Rafael, funcionário da Urbam, a carteira de habilitação na categoria D, que permite dirigir caminhões, foi fundamental para que conseguisse a vaga de motorista da coleta seletiva.

David trabalhou mais de três anos como auxiliar de serviços gerais nos cemitérios de Eugênio de Melo (região leste) e Morumbi (região sul). “Eu já tinha habitação na categoria D antes de entrar na Urbam. Quando surgiu a possibilidade de mudar de função, eu abracei e aqui estou. Vale a pena se especializar e estar preparado porque um dia acaba surgindo uma chance de crescimento profissional”.

Outro caso de sucesso é Jeferson Aparecido de Oliveira Matos, que trabalhou 7 anos como coletor e também passou na seleção interna para motorista da coleta. “Estou muito contente. Minha filha nasceu recentemente e esta nova atividade como motorista vai me ajudar muito. Foi uma felicidade geral em casa”.

Jeferson dá dica importante aos colegas da Urbam.”Ultimamente tem aparecido bastante chance interna na empresa. Além de buscar a especialização, é importante não faltar no trabalho e não ter advertência”.

Novos processos

Até a próxima quarta-feira (7), colaboradores de várias áreas da Urbam podem se inscrever para as funções de operador de piscina e secretário (a). Funcionários interessados também podem migrar também para a coleta seletiva, cuja inscrição se encerra nesta terça (6). As avaliações físicas para a atividade acontecem no dia 7 de junho.

Recentemente, foram abertas possibilidades de transferência para as funções de operação de máquinas leves e jardinagem. A Urbam deixou de terceirizar o serviço de vigilância patrimonial, dando 32 oportunidades internas. No serviço funerário, está em andamento um processo de avaliação que também abre possibilidade de ascensão.

O quadro de funcionários da Urbam é formado, em sua maioria, por auxiliares de serviços gerais, que atuam em várias frentes, como varrição, cemitérios e Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. A Urbam estimula os seus colaboradores a se capacitarem para outras atividades e, sempre que possível, possibilita a ascensão interna. 

Para a mudança de atividade é necessário preencher requisitos específicos para os cargos, além de atender critérios como pontualidade e assiduidade.