Alunos do Senac aprendem sobre tratamento de resíduos na Urbam
06/06/2017
Alunos do Senac aprendem sobre tratamento de resíduos na Urbam
Os alunos também destacaram a oportunidade de aprender mais e transmitir as informações para outras pessoas Foto: Charles de Moura/PMSJC

Urbam

Alunos do curso de Segurança do Trabalho, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), tiveram uma vivência diferenciada nesta última segunda (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Eles participaram do Programa Lixo Tour e conheceram todo o tratamento ambientalmente correto dado aos resíduos sólidos pela Prefeitura de São José dos Campos.

“Fiquei impressionada com a Estação de Tratamento de Biogás e com o tratamento do chorume. Não imaginava que fosse tão interessante”, ressaltou Gabriele Galvão. Os alunos também se surpreenderam com a separação e destinação dos materiais recicláveis e com as peças do Museu do Lixo. “Muitos jogam fora peças que poderiam vir para o museu”, acrescentou.

Ariane Aparecida Simões disse que já sabe da importância de separar e disponibilizar os materiais recicláveis para a coleta seletiva nos dias corretos. “Se não fizermos assim, não tem como aproveitar os materiais. Mas tem muita informação que estou aprendendo aqui”.

Os alunos também destacaram a oportunidade de aprender mais e transmitir as informações para outras pessoas. “É muita aprendizagem. Com certeza sairemos daqui com capacidade para multiplicar este conteúdo”.

Lixo Tour

A Urbam recebe uma média mensal de 300 visitantes, principalmente alunos de escolas públicas e particulares, universidades e técnicos do setor no Programa Lixo Tour. Eles conhecem a sala ambiental, o Museu do Lixo, o aterro sanitário, o centro de triagem, onde é feita a separação dos materiais recicláveis pelas cooperativas de catadores, a lagoa de chorume e a Estação de Tratamento de Biogás. 

Os participantes assistem palestra onde recebem informações sobre os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), a coleta gratuita de eletroeletrônicos, pontos de coleta de pilhas e baterias, coleta hospitalar, entre outras. Por ano, a programa atende mais de 3 mil visitantes. O agendamento pode ser feito pelo telefone: 3944-9416