Dia Nacional lembra a importância do exame em bebês em até 5 dias
06/06/2017
Dia Nacional lembra a importância do exame em bebês
A coleta do exame é feita quando o bebê ainda está na maternidade ou nas unidades básicas de saúde, até 5 dias após o nascimento Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

O Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado em 6 de junho em todo Brasil. Em São José dos Campos, esse importante exame é feito a partir das 48 horas de nascimento das crianças. O exame tem o objetivo de diagnosticar doenças genéticas, endocrinológicas e metabólicas, que não apresentam evidências clínicas logo ao nascimento, e que precisam ser tratadas precocemente. 
 
A coleta do exame é feita quando o bebê ainda está dentro das maternidades, tanto públicas como privadas, ou nas unidades básicas de saúde, até 5 dias após o nascimento. Em São José dos Campos, nascem em média 9.500 crianças por ano.

A coleta é feita através de uma punção no calcanhar do bebê e a coleta do sangue em papel filtro. Esse papel filtro é enviado ao laboratório da APAE em São Paulo, que processa o exame e faz a busca ativa dos pacientes alterados.

A família retira o resultado do teste do pezinho na unidade básica de saúde mais próxima de casa. Caso o teste esteja alterado para alguma doença, o bebê será encaminhado ao serviço de referência.

Segundo a médica pediatra Monica Cota, da Secretaria de Saúde, no SUS  (Sistema Único de Saúde) o exame é oferecido para seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

“Na rede SUS são oferecidos os tratamentos para Hipotireoidismo Congênito e para a Doença Falciforme. Hoje, 65 crianças estão em acompanhamento de Hipotireoidismo Congênito e 109 pacientes de Doença Falciforme. As demais doenças são referenciadas ao ambulatório da APAE em São Paulo”, afirma.

O tratamento das duas doenças se dá na Unidade Casulo com equipe multidisciplinar formada por médico pediatra, médico endocrinologista infantil, médico hematologista, enfermeira e nutricionista.