São José promove discussão sobre ameaças ambientais
06/06/2017
O objetivo do evento é promover parcerias entre instituições nacionais e internacionais para a ampliar as pesquisas científicas
O objetivo do evento é promover parcerias entre instituições nacionais e internacionais para a ampliar as pesquisas científicas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Representantes de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos), entre pesquisadores, professores, estudantes, integrantes de defesas civis, profissionais e especialistas da área de gestão de risco de desastres socioambientais, estarão reunidos até esta quinta-feira (8), em São José dos Campos, no 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastre.
 
O objetivo do evento é promover parcerias entre instituições nacionais e internacionais para a ampliar as pesquisas científicas sobre clima, prevenção e desastres naturais. O participantes tem a oportunidade de compartilhar experiências como, por exemplo, na questão da gestão de risco de desastres, banco de dados de ocorrência, avaliação de danos e as formas de avaliação.
 
A programação inclui palestras e mesas-redondas, que abordarão conhecimentos científicos sobre a gestão de risco de desastres em países latino-americanos, além de informações sobre a organização de ocorrências de desastres, pesquisas e exposição de pôsteres científicos que avaliam as dimensões do risco de desastres.

Para a Defesa Civil de São José,  a atualização dos conceitos de prevenção e de segurança são fundamentais para o desenvolvimento de ações eficazes para o município, transmitindo informações e alertas à comunidade para evitar tragédias.

Entre os participantes do workshop estão o climatologista Carlos Nobre, do INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Teconologia), responsável por reunir 101 centros de pesquisa multicêntricos brasileiros, a pesquisadora argentina Jesica Viand, da Universidade de Buenos Aires, e o pesquisador Airton Bodstein de Barros, professor da Universidade Federal Fluminense. 

O evento está sendo realizado no Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), no Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo (região leste).