Escolas de ensino fundamental têm laboratórios de ciências móvel
06/06/2017
Escolas de ensino fundamental têm laboratório de ciências móvel
O ‘Nau dos Mestres’ amplia a interação dos alunos com a Ciência por meio de experimentos em sala de aula, de maneira lúdica e divertida Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A partir deste mês de junho, seis escolas de ensino fundamental de São José dos Campos terão uma nova ferramenta para complementar os estudos de Ciências junto aos alunos do 6º ao 9º ano. O ‘Nau dos Mestres’ amplia a interação dos alunos com a Ciência por meio de experimentos em sala de aula, de maneira lúdica e divertida.

O Nau é um laboratório móvel composto por quatro caixas: Merlim, Leonardo da Vinci, Apolo e Gaia. A caixa do mestre Merlim aborda temas relacionados à Química e à Física; Leonardo traz experiências ligadas à Geometria, Aerodinâmica e aos Movimentos; Apolo trabalha questões de Energia e Luz; enquanto Gaia tem sua temática ligada aos Ciclos e Elementos da Vida, Preservação da Natureza e Biologia.

Nos livros didáticos de cada caixa, os professores encontram diversos ‘problemas’ que são apresentados aos alunos para que, com uso dos materiais disponíveis no laboratório, possam encontrar a solução para a questão apresentada.

Uma das escolas que recebeu o projeto é a Emef Profª Sebastiana Cobra, no Jardim das Industrias, região oeste. Na primeira aula de uso do Nau com os alunos, a professora de Ciências, Ketine Gislene Cândido, apresentou uma história onde um grupo de pessoas precisaria encontrar uma maneira de descer um penhasco sem se machucar. Divididas em equipes, as crianças teriam que criar uma solução para a questão usando saco plástico, copo descartável, fita adesiva e barbante.

“Todos, logo de início, pensaram em um paraquedas e a desenvoltura dos alunos com a atividade me surpreendeu. Desta forma, conseguimos incentivar o trabalho em equipe, o debate de ideias e a criatividade, além de trazer para a dinâmica de Ciências outras disciplinas como a Matemática, por exemplo”, disse a professora.

A primeira equipe a finalizar a atividade foi representada pela aluna Maria Victoria Aucchio Saes, 12 anos, que ficou entusiasmada com a novidade. “Conversar com o grupo para tentar solucionar o problema foi muito importante, unimos as ideias e chegamos ao resultado rápido. Fiquei assustada quando li o problema e não imaginei que fosse conseguir encontrar a solução para ele, fiquei muito feliz por termos conseguido fazer isso juntas. Agora vai ser ainda mais gostoso aprender Ciências assim.

O Nau dos Mestres foi idealizado pela Editora Evoluir, empresa com propósito social de oferecer às escolas ferramentas inovadoras na maneira de ensinar e aprender. As outras escolas municipais que recebem o projeto são: Emef Profª Maria Augusta Moreira da Costa, Emef Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, Emef Profª Martha Abib Castanho, Emef Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida e Emef Profª Therezinha do Menino Jesus S. Nascimento.