Parceria possibilita formação continuada de 70 professores
06/06/2017
Treinamento dos professores
Os treinamentos acontecerão mensalmente, até novembro, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta semana, mais um projeto de formação de professores da rede de ensino municipal. Até novembro, 70 professores de educação física serão capacitados para ampliar o desenvolvimento de atividades educativas junto aos alunos do ensino fundamental durante a prática de esportes.

Esta ação é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cidadania e a Monsanto do Brasil, que está viabilizando o treinamento com profissionais do Instituto Esporte & Educação. O Instituto trabalha na formação de professores e no atendimento direto às crianças e aos adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas.

Os treinamentos acontecerão mensalmente, até novembro, no Cefe (Centro de Formação do Educador), no bairro Santana, região norte. O curso é dividido em aulas teóricas e práticas para professores de todas as escolas de ensino fundamental.

Simultaneamente, o instituto fará assessoria para as escolas que já estão oferecendo os treinos esportivos no contraturno aos alunos, por meio do programa Escola Ativa, e para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, vizinha à Monsanto. Com essa assessoria presencial, os professores serão avaliados pelo instituto antes e após a formação, para verificar as melhorias obtidas com o treinamento.

O professor Davi Henrique Arrebola, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Berling Macedo, localizada no Alto da Ponte, região norte, enaltece a importância dessa iniciativa. “Toda troca de experiências é muito válida. Com certeza, esse contato com o instituto e entre os professores das escolas incentivará a troca de ideias e a elaboração de novas atividades em conjunto, em prol do desenvolvimento dos alunos”, disse.

Escola Ativa

O programa Escola Ativa é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cidadania para incentivar a prática esportiva de maneira educativa, incentivando o cuidado com a saúde e desenvolvendo possíveis atletas dentro das escolas da rede de ensino municipal.

Oito escolas do ensino fundamental iniciaram, nesta semana, um projeto de treinos com alunos do 6º ao 9º ano no contraturno escolar. Neste projeto, as escolas podem escolher uma modalidade esportiva entre futsal, handebol, vôlei e basquete.

Em cada escola serão selecionados 120 alunos, divididos em quatro turmas. Até o final deste ano, 16 escolas deverão ser contempladas com o Escola Ativa e nos próximos dois anos o objetivo é que todas as escolas participem, totalizando mais de 5.600 alunos em treinamento.