Prefeitura homenageia folclorista com atividades culturais neste mês
07/06/2017
Programação prevê a realização de roda de viola, exposições, apresentações de jongo, moçambique e congada Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Mais uma vez a Prefeitura de São José dos Campos homenageia o professor, escritor, jornalista e folclorista Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste. Organizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tem continuidade nesta quinta-feira (8), na Casa de Cultura que leva seu nome, na Vila Tesouro (região leste), a 12ª Semana Chico Triste. As atividades vão até sexta-feira (9) e são gratuitas e abertas ao público.

A programação prevê a realização de roda de viola, exposições, apresentações de jongo, moçambique e congada, além de brincadeiras com bonecões e homenagens a mestres da cultura popular. Durante todo o mês estarão expostos na casa de cultura poemas, textos, livros, reportagens e outras publicações do homenageado. A Semana Chico Triste foi criada em 2005 e acontece sempre em junho.

No início desta semana, o documentário Memórias de Chico Triste, elaborado pela Fundação Cultural a partir de documentos da Coleção Francisco Pereira da Silva, do programa Memórias, exibiu momentos da vida do homenageado e de sua trajetória pela cultura popular do Vale do Paraíba. Também houve apresentação de aprendizes da oficina de brincadeiras infantis e homenagem aos mestres Luiz Marinho e Gusmão.

Ainda como parte da programação de abertura, uma roda de conversa mediada pelo coordenador do espaço, Wangy Alves, reuniu parentes e amigos de Chico Triste, como o sobrinho-neto José Pereira da Silva e a sobrinha Valéria Barbieri, o alfaiate Jorge Israel de Souza e o jornalista e escritor Luiz Paulo Costa.

Perfil

Francisco Pereira da Silva era sergipano, nascido em 5 de junho de 1918, e contribuiu para a cultura do Vale do Paraíba com suas crônicas e estudos sobre o folclore. Como jornalista, fundou o jornal Valeparaibano, foi editor do Anuário Caçapavense, fundador do semanário Roteiro de Caçapava, redator do jornal Diário da Manhã, cronista do jornal Agora, entre outros jornais.

Chico Triste também fundou a Biblioteca Pública Edgard Pontes, de Caçapava, e o Instituto Histórico e Geográfico de Ubatuba. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, da Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore e da Associação Brasileira de Folclore. Faleceu no dia 10 de março de 1981, em São José dos Campos.

Quinta-feira (8)
9h – Vivência de Cultura Popular
  • Atividade de resgate de brincadeiras infantis, com alunos de escolas públicas e a educadora Ana Maria Carvalho
  • Homenagem à figureira Maria Benedita Vieira, a Mudinha, e a Maria José, com participação do grupo Santo de Casa