Curso capacita trabalhador da Urbam para manuseio de roçadeiras
07/06/2017
Curso capacita trabalhador da Urbam para manuseio de roçadeiras
O grupo recebeu capacitação sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes, além de dicas de conservação e higiene Foto: Divulgação

Urbam

A Urbam promoveu neste mês o curso prático e teórico junto aos funcionários que lidam com roçadeiras. Os 35 participantes foram orientados em relação ao uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), sobre as situações de risco em relação à atividade e as precauções para evitar os acidentes de trabalho, atos e condições inseguras. 

Os trabalhadores receberam capacitação sobre primeiros socorros, procedimentos a serem tomados em caso de acidentes e emergências e sobre a guarda, conservação e higiene dos equipamentos. Aprenderam ainda sobre as funções do equipamento, como deve ser usado, medidas de segurança e manutenção básica.

Depois da parte teórica, eles têm capacitação prática sobre o manuseio correto das roçadeiras, sobre as técnicas de roçada, manutenção das peças e uso correto dos EPI´s. “A intenção desse tipo de curso é capacitar, qualificar e evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, ressaltou o engenheiro de segurança no trabalho, Rodrigo Cordeiro da Costa.

Além das situações de segurança, o curso orientou sobre a posição correta para uso das roçadeiras de forma segura e para evitar lesões e doenças ocupacionais. Entre as orientações para a segurança coletiva, destaca-se a necessidade de remoção de pedras do local a ser roçado.

Para exercício da atividade é obrigatório uso de EPI como: calçado de segurança, peneira, avental, mangote, luvas, protetor facial, óculos de segurança, protetor auricular e, em alguns casos, de máscaras para proteção respiratória. O uso do cinto de duplo ombro, item que acompanha o equipamento, é necessário para garantir maior conforto ao usuário.

Os EPC`s necessários para a operação segura de roçadeiras são: tela de proteção, cones de sinalização, placas de sinalização e dispositivo de proteção da ferramenta de corte da roçadeira.

Além dos procedimentos de segurança, a ginástica laboral é uma importante aliada que contribui com a melhoria de posturas durante a realização das atividades. A prática diária de exercícios ajuda a evitar dores e lesões causadas por esforços repetitivos.