Distrito de São Francisco terá Centro de Referência Ambiental
07/06/2017
Portal de entrada de São Francisco Xavier
O espaço que sediará a unidade, em São Francisco Xavier, será apresentado nesta quinta-feira (8), na Semana do Meio Ambiente Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos vai apresentar, nesta quinta-feira (8), às 10h, em parceria com a Fundação Florestal/Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o espaço que sediará o Centro de Referência Ambiental do projeto GEF (sigla em inglês que quer dizer Fundo para o Meio Ambiente Global)/BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no distrito de São Francisco Xavier, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O centro abrigará a sede do projeto e também vai orientar os moradores e turistas sobre o potencial dos atributos ambientais da região e os cuidados com sua preservação.

No mesmo dia será inaugurado o Sistema de Saneamento Básico Sustentável, baseado na técnica do tanque de evapotranspiração. Trata-se de uma nova tecnologia social para tratar esgoto em habitações rurais e periurbanas, de baixo custo e fácil construção, e que marcará o início do Programa Municipal de Saneamento Rural, uma das metas da Prefeitura.

Na ocasião, será prestada homenagem ao morador Antonio Vicente, apaixonado plantador de florestas, o que lhe valerá a homenagem como Cidadão Amigo da Biodiversidade Joseense.

Ainda no distrito de São Francisco, sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, uma rodada de apresentações sobre viabilidade socioeconômico e ambiental e oportunidades para startups e inovações tecnológicas sustentáveis, o que vai acontecer às 14h.

As comemorações da Semana do Meio Ambiente começaram no último dia 31, com o evento regional A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), que reuniu cerca de 200 pessoas, entre gestores de compras públicas e profissionais da área de educação, da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, inclusive da Grande São Paulo, e a realização de dois cursos gratuitos de construção da técnica do tanque de evapotranspiração em São Francisco Xavier.