Dentistas terão capacitação para atender crianças na rede pública
07/06/2017
Crianças escovam dente
O treinamento dos profissionais beneficiará os pacientes que são atendidos nos programas de odontopediatria da rede pública Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove, nesta quinta-feira (8), mais uma capacitação para os profissionais da rede pública de saúde. Desta vez, a atividade envolverá os cirurgiões-dentistas, que participarão de uma palestra sobre urgências odontológicas no atendimento às crianças e protocolos do programa Odonto Bebê.

A capacitação acontecerá em dois horários, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório do Cephas (Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José, região sul). A palestrante Cristiani de Siqueira Barbosa Lencioni, dentista da rede municipal, vai abordar o seguinte tema: Protocolo do Programa de Atendimento Odontológico para Bebês de São José dos Campos & Resolutividade e Conforto diante da Queixa de Dor do Paciente Infantil.

O objetivo da capacitação é apresentar o protocolo para aos profissionais da rede, a fim de que todos estejam informados e atuem como agentes multiplicadores das ações e atualização em urgências em odontopediatria, enfocando técnicas, materiais e evidenciando o acolhimento do paciente.

Atualmente, a Prefeitura dispõe de 135 dentistas na rede, 70 auxiliares de saúde bucal e 55 higienistas e técnicos em saúde bucal que trabalham com a prevenção. A capacitação será estendida para os demais grupos de profissionais. No dia 20 será para os higienistas e técnicos e no dia 27 para auxiliares de saúde bucal, também no Cephas.

O Programa de Saúde Bucal da rede pública faz atendimento curativo em escolas municipais para alunos de 7 a 14 anos, em unidades básicas de saúde para a comunidade e com postos volantes na zona rural. Também compreende atendimento preventivo por meio de bochechos fluorados para alunos do primeiro ao quarto ano e atendimento aos pacientes com necessidades especiais da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e do Hospital Municipal.

Já o programa Odonto Bebê tem como meta a conquista de uma geração zero em cárie. Busca a cobertura odontológica para crianças de 0 a 36 meses em retornos de menor periodicidade e de 36 a 60 meses a cada seis meses, proporcionando a promoção da saúde antes mesmo do aparecimento dos dentes.