Educadores físicos atendem 35 pessoas na Casa do Idoso Sul
07/06/2017
Idosos participam de atividade com equipamentos adaptados
Os idosos participaram de atividades que envolvem exercícios adaptados de equilíbrio, coordenação motora e raciocínio Foto: Divulgação

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A equipe de educadores físicos do programa De Bem com a Vida, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos visitou, nesta quarta-feira (7), a unidade da Casa do Idoso da região sul, no Bosque dos Eucaliptos. Participaram das atividades 35 pessoas que são atendidas em período integral dentro do Centro Dia.

A ação, que envolve exercícios adaptados de equilíbrio, coordenação motora e raciocínio, é a segunda do programa um uma unidade da Casa. Na segunda-feira (5), os trabalhos foram iniciados no polo da região leste, no bairro Vista Verde.

Os profissionais contam com o auxílio de tacos, argolas, cubos, bolas e outros brinquedos adaptados para desenvolver as habilidades e promover a integração entre os pacientes assistidos.

Os atendimentos fazem parte da expansão do De Bem com a Vida, que visita 21 entidades de assistência social, públicas e particulares de São José. As visitas na Casa do Idoso Sul serão feitas semanalmente, às quartas-feiras, das 10h10 às 11h. No polo da região leste, a equipe do programa fará atividades quinzenalmente sempre às segundas-feiras, das 9h às 10h.

Atendimento amplo

O De Bem com a Vida atende asilos, casas de apoio à pessoa com deficiência (física, mental ou visual) e unidades de reabilitação de São José, tanto públicas quanto privadas.

Só em maio, o De Bem com a Vida prestou serviços a 524 pacientes de entidades assistenciais do município. Desse total, foram atendidos 284 homens e 240 mulheres. As pessoas mais ativas no programa são da faixa etária acima de 60 anos, representando 26% dos dados.

Até o último mês, a ação acontecia em 19 locais. Com o acréscimo dos polos da Casa do Idoso, o número subiu para 21 O programa é promovido pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida em parceria com a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Além das unidades da Casa do Idoso Sul e Leste, estão no cronograma de atendimento do programa o Integra (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência), a URL (Unidade de Reabilitação Leste), a Escola Municipal Elza Bevilacqua e as unidades do Caps (Centro de Apoio Psicossocial) Centro/Norte, Leste, Sul, infantil e Adulto.