São José retoma obras para conter erosão na Vila Cristina
08/06/2017
Máquinas em obras às margens do rio
Na primeira etapa, a empresa responsável pelo serviço vai finalizar o desvio do rio em aproximadamente 30 metros de extensão Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou as obras de contenção de talude das margens do Rio Paraíba do Sul, envolvendo a Vila Cristina, zona norte da cidade. Os trabalhos haviam sido paralisados em dezembro de 2013.

A contenção compreende um trecho de 500 metros de extensão, onde as margens serão protegidas por enrocamentos (maciços compostos por blocos de pedras compactadas) para evitar o avanço da erosão nas proximidades da Rua Augusto de Oliveira e Silva.

Nesta primeira etapa de obras, a empresa Penascal Engenharia, vencedora do processo licitatório, vai finalizar o desvio do rio em aproximadamente 30 metros de extensão. A técnica utilizada é conhecida por ensecadeiras, que consiste na contenção temporária do curso d’água, empregando pedras de grandes proporções e materiais argilosos. Em seguida serão iniciadas as montagens dos gabiões (tipo de caixa para proteção do leito do rio).

Ao todo, estão sendo investidos R$ 1,7 milhões e a expectativa de conclusão dos serviços é de quatro meses.