Professor faz experimento científico para conscientizar sobre a H1N1
08/06/2017
Alunos durante as aulas práticas
Os alunos de quinto e sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Rosa Tomita participaram do projeto de ciências Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Para promover a conscientização entre os alunos de 5º e 6º anos da Emef Profª Rosa Tomita, no região central de São José dos Campos, sobre os perigos da gripe H1N1, o professor de ciências, Carlos Eduardo Ribeiro Gomes, desenvolveu um projeto de cultura de bactérias com os estudantes. A ideia é coletar bactérias de diversos locais, antes e após a higienização das mãos, para comparar o resultado do desenvolvimento dos agentes ao longo dos dias.

Com o uso de uma haste flexível com algodão na ponta, o professor envolve os alunos na coleta de materiais em maçanetas de porta, celular e nas próprias mãos. Após a coleta, o local é higienizado e o processo é repetido. 

O material coletado é colocado em um ‘agar caseiro’, preparado com ingredientes como gelatina incolor, caldo de carne e açúcar dissolvidos em água morna. O agar é inserido em um recipiente fechado e resfriado para, em seguida, ser utilizado como base para o desenvolvimento das bactérias.

“A proteína, o açúcar e o colágeno estimulam a proliferação das bactérias e aceleram a experiência para que as crianças possam acompanhar a cultura ao longo dos dias. Assim, eles observam que as bactérias estão presentes em todos os lugares e o quanto é importante a higienização das mãos para evitar a contaminação de doenças”, explicou o professor.

Ainda segundo ele, a atividade prática serviu como um facilitador para compartilhar o conhecimento. “Tudo o que é novo desperta a curiosidade, o interesse e a disseminação do que aprendem na escola. Hoje todos eles sabem a importância de lavar as mãos a todo momento, a maneira correta de fazer isso e como isso pode ajudar a se proteger contra a gripe nessa época do ano”, destacou.

A aluna Maiara Rosa Silva, 10 anos, contou o que aprendeu. “É importante lavarmos as mãos antes de comer e após usar o banheiro. Além disso não é bom ficar em locais com muita gente e é melhor deixar as janelas abertas e se agasalhar do que ficar muito tempo em ambientes fechados”.