São José dos Campos mantém a vacinação até o fim do estoque
08/06/2017
São José dos Campos mantém a vacinação até o fim do estoque
São José dos Campos mantém a vacinação até o fim do estoque Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) termina oficialmente nesta sexta-feira (9) em todo o Brasil, mas em São José dos Campos ela prossegue até o fim do estoque de vacinas. Até esta quinta-feira (8), a Prefeitura tinha disponível um estoque de 4.900 doses.

Considerando a média de todos os grupos prioritários da campanha, São José dos Campos já atingiu a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde, com uma cobertura vacinal de 94,88%. Foram vacinadas 126.284 pessoas de uma população estimada de 133.104.

Idosos (73.931 vacinados) e puéperas (1.524) atingiram 100% de cobertura. O grupo de trabalhadores da saúde (18.579) está com uma cobertura de 88,12%. As crianças de 6 meses a 5 anos (26.454 vacinados) e as gestantes (5.005) ainda não atingiram a meta. A cobertura destes dois grupos está em 66,12% e 67,14%, respectivamente.

O total de pessoas vacinadas no município, considerando todos os demais grupos (inclusive o de doentes crônicos, professores, entre outros), que não tiveram meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, chegou a 188.387 pessoas.

A campanha prossegue nas unidades básicas de saúde das 8h às 17h. Como restam poucas doses, a recomendação é que as pessoas liguem com antecedência à unidade para saber se ainda há vacinas disponíveis.

Além do grupo de risco, terão direito à vacina os policiais (civis, militares e federais), bombeiros, guardas municipais, doadores de sangue e de medula, trabalhadores dos tribunais de Justiça e fóruns, Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública, profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários das escolas do ensino básico e superior, funcionários de creches, trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduo, profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios e Poupatempo.