Prefeitura paga dívidas passadas com desconto e economiza R$ 6 milhões
08/06/2017
Prefeitura economiza R$ 6 milhões pagando dívidas com desconto
Prefeitura economiza R$ 6 milhões pagando dívidas com desconto Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Apoio Jurídico

A Prefeitura de São José dos Campos registrou nesses cinco primeiros meses do ano uma economia de cerca de R$ 6 milhões para os cofres públicos, com os descontos que foram oferecidos para o pagamento à vista de dívidas que foram deixadas pela administração anterior.

A Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças conseguiu negociar com mais 80 fornecedores que estavam sem receber. Os gestores municipais conseguiram descontos que variaram de 25% a 30%. Num total de dívida de R$ 23 milhões, a Prefeitura conseguiu pagar com desconto R$ 17 milhões.

A atual administração pagou primeiro os pequenos fornecedores, que são os mais afetados com a crise econômica.  Com isto, foi possível pagar dívidas de até R$ 16 mil. Foram pagos mais de 500 pequenos fornecedores que estavam há muito tempo sem receber pelos serviços prestados.

O apicultor Joaquim Alves de Lima Neto foi um dos fornecedores que voltou a trabalhar com mais entusiasmo. Ele retira abelhas de escolas e prédios públicos. A Prefeitura estava devendo pra ele cerca de R$ 5 mil. “A gente depende desse dinheiro pra viver, pagar contas. Fiquei muito feliz em receber os atrasados e agora receber em dia.”
Segundo os técnicos da área financeira da Prefeitura, a dívida deixada pela gestão anterior foi de R$ 306 milhões, sendo R$ 185 milhões em notas ficais e empenhos e R$ 121 milhões ao Instituto de Previdência do Servidor Municipal.

Foi registrado também pela área financeira que os serviços contratados com fornecedores pela Prefeitura, desde janeiro até agora, estão rigorosamente em dia.

Menos gastos

Sob o lema, “Economia se faz no dia a dia”, no início de janeiro foi instituído o decreto 17366/17 com o objetivo de reduzir despesas na ordem e 15% em todos setores da Prefeitura. Isto, inclusive em fundações e órgãos vinculados. Para isto, foi constituída uma comissão de gestores e servidores da Prefeitura das secretarias de Governança, Gestão Administrativa e Finanças e Apoio Jurídico.

A comissão se reúne semanalmente para vai analisar os pagamentos pendentes da gestão anterior aos fornecedores da Prefeitura, traçar diretrizes para pagamentos de contratos e ainda estabelecer uma programação financeira para todo o ano, além da indicação de eventuais ocorrências que possam afetar as contas do município.

Essencialmente, a medida interna prevê a redução de gastos com energia elétrica, água, telefone e combustível em todas unidades da Prefeitura e está sendo implantado em todas as secretarias, com exceção de áreas prioritárias como a saúde e a educação.