Ambiente familiar atrai população ao Parque Ribeirão Vermelho
09/06/2017
Frequentadores praticam atividades esportivas no Parque Ribeirão Vermelho
O espaço, localizado no bairro Urbanova, oferece à população diversas opções para prática de atividades de esporte e recreação Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Afastado da agitação do centro da cidade, o Parque Ribeirão Vermelho, que fica no bairro Urbanova (região oeste), tem chamado a atenção dos moradores de diversos bairros de São José dos Campos por sua vocação esportiva e de integração familiar.

Com uma área de aproximadamente 250 mil metros quadrados, o Ribeirão Vermelho tem uma quadra poliesportiva e duas de tênis, pista de skate e playground. Além disso, conta ainda com pista de caminhada e ciclovias, junto a um bosque com mata nativa, palco para teatro ao ar livre e duas fontes d’água.

O tênis, por exemplo, tem atraído público criterioso. Para quem é adepto ao esporte, reconhece a qualidade das quadras. É o caso de Marcelo Tozetto, 37 anos, que já morou no Urbanova e hoje reside no Jardim Satélite, zona sul da cidade. “Não conheço, aqui em São José, outro poli com duas quadras e com recuo muito bom. Já fui no (Centro Poliesportivo) São Judas, no Cerejeiras, no Campo dos Alemães e no Tesouro. E ainda prefiro a do Ribeirão Vermelho”, comparou.

Entregue pela Prefeitura, oficialmente, no dia 11 de fevereiro, o local é considerado uma unidade esportiva sob a coordenação da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Além de promover lazer e recreação entre crianças, jovens, adultos e idosos, o parque tem por objetivo preservar o meio ambiente e os recursos naturais presentes no bairro. Recentemente, foi cenário para o plantio de 40 mudas de ipês e quaresmeiras como compensação ambiental feita pela Prefeitura.

O local entrou para o roteiro de caminhadas diárias de Marcielle de Paula, 35 anos. A paranaense, que se mudou no início do ano de Curitiba (PR) para São José dos Campos, diz que o Ribeirão Vermelho caiu nas graças do marido e das duas filhas.

“A gente vem pelo parquinho, porque tenho uma filha mais nova (8 anos) que usa no final de semana. Na fonte conseguimos brincar uma vez, quando o dia estava mais quente”, contou.

Para completar a estrutura desportiva do parque, duas academias ao ar livre estão à disposição dos frequentadores, sendo uma delas totalmente adaptada às pessoas com deficiência. Os munícipes podem utilizar os aparelhos e serem instruídos por um profissional de educação física as segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h, e as terças e quintas-feiras, das 7h às 9h.

A segurança é feita pela Guarda Civil Municipal, que faz rondas frequentes no entorno e que tem sido elogiada. Marcielle de Paula aprova o espaço sem ressalvas. “Vim correr com meu marido uma noite e vi a Guarda Municipal por aqui fazendo a ronda. Achei muito bom isso, além do parque ser bem iluminado. As quadras são perfeitas, o parque é joia e pra mim é ótimo”, afirmou.
O Parque Ribeirão Vermelho fica na avenida Maria de Lourdes Friggi, no Urbanova, e funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e, sábado e domingo das 6h às 18h.