Cmaf avalia mais de 100 pessoas no Parque Vicentina Aranha
09/06/2017
Mulher faz avaliação física
O atendimento integrado consistiu numa avaliação física, em que foram aferidos peso, altura, circunferência abdominal e flexibilidade Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Academia ao Ar Livre do Parque Vicentina Aranha, na região centro, recebeu nesta sexta-feira (9) um polo itinerante do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física). As análises gratuitas, promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos, atenderam 102 pessoas em pouco mais de duas horas.

Além de poderem fazer uma breve autoanálise, os munícipes destacaram a importância da conscientização que a ação traz de sempre estar alerta e de bem com o próprio corpo.

“Adorei, achei super bacana. Vi como estou, tem algumas coisinhas que vou ter que melhorar. Vou ter que tomar algumas providências e achei muito legal”, contou Maria Lúcia Ferreira, 64 anos, moradora do Jardim das Indústrias (região oeste) e que visitou, pela primeira vez, o Vicentina Aranha nesta sexta-feira.

“Achei isso ótimo. A avalição é boa para a nossa saúde. Estou bem, graças a Deus. Tenho que emagrecer um quilo e pouco, mas isso é moleza. Essa é a primeira vez (na avaliação), mas é a apenas a primeira das próximas”, afirmou Ana Rosa dos Santos, 69 anos, que reside no centro.

O atendimento integrado entre o Cmaf e o programa Cidade em Movimento consistiu em uma avaliação física simples, em que foram aferidos peso, altura, circunferência abdominal e flexibilidade. Os testes aconteceram das 8h às 10h.

O resultado, entregue logo após a avaliação, serviu para Ana Maria Lebrão, 66 anos, ter um bom parâmetro de seu momento pós-cirúrgico. Ela teve que parar as caminhadas e as atividades na Academia ao Ar Livre do parque devido a uma cirurgia.

“Valeu muito porque de tempos em tempos a gente tem que fazer mesmo. Como fiquei parada por quatro meses, já vi que não perdi de tudo o que fiz. E para mim é importante (fazer atividade física) porque preciso tomar sol e isso ajuda”, disse Ana Maria, que também busca se manter ativa para minimizar a osteoporose.

Ao todo, são 170 unidades de academia ao ar livre espalhadas pela cidade, sendo 77 assistidas por educadores físicos.

“Eu gosto muito. Temos um círculo de amizade bem bacana, tem a menina que faz o alongamento com a gente. Principalmente para nós, que temos mais idade, é muito importante e estou contente com essas academias”, ressaltou Maria Lúcia Ferreira.

“(O atendimento está) 100%. Os professores são cada um melhor que o outro, muito bom mesmo. Você pode ver que todo mundo é amigo de todos por aqui”, endossou Ana Rosa dos Santos.

Ações

O Cmaf e o Cidade em Movimento vão passar ainda, até o fim deste mês, por mais duas academias ao ar livre nas regiões norte e leste.

O próximo atendimento, no dia 14, acontecerá no Centro Poliesportivo Altos de Santana (avenida Alto do Rio Doce, 801, zona norte). Os trabalhos do mês se encerram no dia 23, no Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (Rua 23 de dezembro, 400, região leste). Além do Vicentina Aranha, a ação itinerante passou também pela Área Verde I, no Bosque dos Eucaliptos (região sul).

Cada sessão de avaliação física nas academias ao ar livre dura cerca de 5 minutos e tem entrega de ficha com os resultados. Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, short de malha ou lycra e tênis.