‘Por Um Fio’ abre hoje o 28º Festidança no Teatro Municipal
09/06/2017
Dançarinos
No espetáculo,os dançarinos interpretam os sentimentos a partir das experiências do artista plástico Arthur Bispo do Rosário Foto: Guto Muniz

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A 28ª edição de um dos maiores e mais importantes festivais de dança do país, o Festidança, terá início nesta sexta-feira (9), às 20h, no Teatro Municipal, e se estenderá até o dia 18 em diferentes palcos, parques e praças da cidade. A abertura ficará por conta da companhia Mimulus, de Belo Horizonte (MG), com o espetáculo ‘Por Um Fio’. 

A entrada é um quilo de alimento (café ou leite em pó) e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. 


Ao todo, 223 grupos estão participando da edição deste ano, envolvendo cerca de mil pessoas entre bailarinos, dançarinos, coreógrafos e assistentes. O festival é realizado desde 1989 pela Prefeitura de São José dos Campos e organizado anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). 

O espetáculo

‘Por Um Fio’ interpreta os sentimentos a partir das experiências do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, que viveu recluso por mais de 50 anos em um instituto psiquiátrico do Rio de Janeiro, durante a década de 40. Por meio da dor, do sofrimento e do que era lixo para outras pessoas, Arthur produziu arte. 

Da mesma forma, os dançarinos encontram luz e brilho em meio à sucata e emaranhados de fios, por meio da escuridão, do silêncio e do som. A direção artística é de Jomar Mesquita. 

Os curadores

Um dos curadores do festival, Robson Jacqué (coreógrafo, intérprete, performer e professor de improvisação) explica que “o Festidança, este ano, foi desenhado por um olhar curatorial, focado em grandes festivais, com o intuito de enriquecer a dança em São José dos Campos. Os espetáculos estarão focados nas diferentes formas de fazer, ver e pensar dança, tanto no teatro quanto em espaços alternativos, onde a plateia fica muito próxima do intérprete”. 

Jacqueline Gimenes (bailarina e coreógrafa), também curadora, destaca que “o festival terá vários workshops focados na consciência corporal, que estarão abertos ao artista que deseja fomentar a sua arte, além da exibição de filmes e documentários de dança e espetáculos convidados que norteiam toda a ideia da nossa curadoria”. 

Teatro Municipal

Rua Rubião Júnior, 84, 3º andar, Centro

Informações

3924-7328
www.fccr.sp.gov.br 
" allowfullscreen>