Obra da nova UBS do Novo Horizonte começa na segunda
09/06/2017
Fachada UBS do Novo Hortizonte
A atual UBS continuará funcionando ao lado da UPA até que as obras do novo prédio sejam concluídas, com previsão para agosto Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos inicia na segunda-feira (12) as obras de readequação da nova Unidade Básica de Saúde do Novo Horizonte, região leste da cidade, que será instalada no prédio onde funcionava a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) do bairro. A previsão é que a reforma dure cerca de 2 meses.

O prédio tem cerca de 600 metros quadrados e será uma das maiores da rede municipal de saúde. Atualmente, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a UBS funcionam praticamente no mesmo espaço físico. A mudança de local da unidade trará grandes benefícios para população. Além da ampliação do espaço físico onde antes funcionava a Fundhas, a UPA passará a ocupar todo o prédio onde hoje está a UBS.

A atual UBS continuará funcionando ao lado da UPA até que as obras do novo prédio sejam concluídas, provavelmente até a primeira quinzena de agosto.

A nova UBS do Novo Horizonte terá oito consultórios médicos, salas de farmácia, vacina, esterilização, curativo, expurgo, inalação, hidratação, entre outras. Também será construída uma recepção, sala de espera e sala de coleta para exames laboratoriais, já dentro do conceito do programa UBS Resolve.

A unidade, que hoje tem 36.651 pacientes cadastrados, conta com 6 médicos clínicos, 1 ginecologista, 2 pediatras e 3 dentistas, além de profissionais administrativos e da área de enfermagem. Esta UBS ainda disponibiliza para a população 8 equipes do programa Estratégia Saúde da Família, sendo que 3 delas abrangem as unidades avançadas dos bairros Majestic, Primavera e Santa Hermínia.

UPA

Após a mudança da UBS de local, a UPA dobrará de tamanho ocupando todo o prédio atual e tornará o atendimento mais eficiente para a população. As mudanças na estrutura física da UPA preveem duas recepções, sendo uma para o atendimento infantil e outra destinada aos adultos, além de algumas pequenas reformas.

A melhoria da estrutura do prédio é uma reivindicação da comunidade, que há tempos cobra uma solução por parte do poder público.

A UPA do Novo Horizonte tem 32 mil pacientes cadastrados e realiza por mês mais de 6 mil procedimentos de urgência e emergência, além de internações.