São José é referência nacional em sistema de interação
09/06/2017
Equipe da Unesp durante visita para trocas de experiência sobre o programa eSocial para unificação das informações fiscais
Equipe da Unesp durante visita para trocas de experiência sobre o programa eSocial para unificação das informações fiscais Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Representantes da Pró Reitoria da Unesp (Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho), unidade Capital, estiveram na Prefeitura de São José dos Campos, nesta semana, para conhecerem os avanços com o desenvolvimento do sistema gestor de interação com o eSocial, do governo federal.

Juntamente com outras instituições de todas esferas de governo, tem sido frequente a Prefeitura receber visita de especialistas, que desejam conhecer detalhadamente esta ferramenta desenvolvida pelos profissionais de informática e de recurso humanos (RH). Segundo técnicos do próprio governo federal, a Prefeitura de São José dos Campos tem se consolidado como uma referência no desenvolvimento desta tecnologia.

A visita foi mais uma reunião técnica para trocas de experiência sobre o programa eSocial para unificação das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, padronizando a transmissão dos dados, validação, armazenamento e distribuição.

De acordo com Ana Cristina Pereira dos Santos, presidente da Comissão Municipal Gestora do eSocial, a Prefeitura de São José dos Campos é considerada pioneira e modelo de excelência, então, a troca de experiências com outras instituições é muito importante.

Em fevereiro passado, técnicos do Governo do Estado de São Paulo também estiveram na Prefeitura, conhecendo este sistema gestor de interação com o eSocial.

O eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal, instituído em 1994 pelo decreto federal 8373, para escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que vai unificar a prestação de informações pelo empregador ou órgão público em relação aos seus trabalhadores (como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, entre outros).

As prefeituras, bem como outros órgãos públicos, são obrigados por lei a transmitirem seus dados para o e-Social. Mas dependiam desta ferramenta de ligação com o sistema eSocial. Muitas instituições investiram altos recursos para aquisição desta ferramenta no mercado de informática.