Caravana na região norte bate recorde de inscritos no futsal
10/06/2017
Até o fim da manhã deste sábado, 147 candidatos, incluindo os aspirantes aos times de futsal, registraram participação na Caravana Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Centro Poliesportivo Altos de Santana, na região norte de São José dos Campos, registrou neste sábado (10) o maior número de candidatos para uma única modalidade - o futsal - entre todos os eventos já realizados da Caravana de Seletivas, do programa Atleta Cidadão.

Ao todo, 101 crianças e jovens de 7 a 17 anos se inscreveram, no período da manhã, nos testes para a equipe de futsal mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. Do total, quatro foram pré-selecionados. As seletivas aconteceram no período da manhã, na quadra poliesportiva da unidade.

O dado também é o mais expressivo para o futebol de salão, após cinco finais de semana de avaliações.

Para os técnicos da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o número surpreendeu. Para eles, já era sabido que o futsal é mais relevante que até que o futebol na comunidade. E, com essa grande procura, é preciso pensar em criar algo a mais dentro da modalidade por causa do forte apelo da população.

Até o fim da manhã deste sábado, 147 candidatos, incluindo os aspirantes aos times de futsal, registraram participação na Caravana de Seletivas da região norte. 34 jovens foram pré-selecionados para nove modalidades. A tarde, outras 10 farão avaliações.

Oportunidade próxima

Um dos que tentou e conseguiu ser pré-selecionado pela manhã foi o Samuel,13 anos. A mãe Cristiane Neves, 45 anos, conta que soube do evento por meio do site da Prefeitura. Após avisar o filho, ele mesmo se prontificou a participar do handebol.

Ela ainda elogiou a organização no Centro Poliesportivo do Altos de Santana e pediu a continuidade e ampliação do projeto itinerante.

“Acho uma iniciativa boa. Isso deveria acontecer, pelo menos, duas vezes ao ano. Porque muitas famílias não têm condições de sair do seu local para se descolar até o local da seletiva e aguardar pelo horário, levar alimentação. Tomara que arrebanhe muitos talentos para o esporte”, disse Cristiane, moradora do Jardim Telespark (zona norte).

A consideração positiva também foi feita por Shirley de Lima, 33 anos, que levou a filha Julia, de 9 anos, que treina durante a semana na escolinha da DAEC (Divisão de Atividades Esportivas e Comunitárias), para tentar uma vaga na natação. Para ela, o esporte é um grande instrumento de educação e cidadania.

“Isso (Caravana) é um incentivo para os nossos jovens, pegar eles desde pequenos e ocupá-los com coisas boas para a mente e para o corpo”, afirmou a mãe.

O teste no Altos de Santana foi o primeiro da vida da pequena nadadora que, por conta do nado estilo peito, não foi pré-selecionada. No entanto, a mãe acredita que ela não desistirá e comparecerá às próximas edições da Caravana, no Poliesportivo João do Pulo (região sul) e no Jardim Cerejeiras (região leste).

“Agora que ela fez a primeira estava um pouquinho nervosa, inclusive eu estava, até mais do que ela (risos). Com certeza ela vai querer sim”, completou Shirley de Lima.