Idosos participam de caminhada em parque contra violência
11/06/2017
A caminhada, que aconteceu dentro do Parque Vicentina Aranha, envolveu idosos das unidades da Casa do Idoso, familiares e amigos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nem mesmo o frio tirou a animação dos cerca de 200 idosos que participaram, na manhã deste domingo (11), da caminhada de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído em 15 de junho. O objetivo é sensibilizar a população para o combate à violência contra a pessoa idosa.

A caminhada, que aconteceu nas dependências do Parque Vicentina Aranha, na região central de São José dos Campos, envolveu idosos das quatro unidades da Casa do Idoso, familiares e frequentadores do parque. Antes do percurso, os idosos fizeram exercícios de alongamento.

“Fiz questão de participar da caminhada, pois o mundo anda muito perturbado. Não há mais respeito por nós, idosos. Temos que deixar o frio de lado e chamar a atenção de todos sobre isso”, disse Mituko Tomita, 75 anos, frequentadora da Casa Leste.

“A conscientização se faz muito importante pra época que vivemos, não existe mais o conceito de família”, ressaltou Madalena Fernandes Gil, 72 anos, frequentadora da Casa Leste.

A programação envolveu também a exposição, no sábado (10), de trabalhos desenvolvidos nas Casas dos Idoso, apresentações culturais e entrega de material informativo e flores artesanais.

“Ontem estive prestigiando o meu trabalho e o das amigas, que estavam expostos no shopping. E hoje vim participar dessa caminhada em prol da conscientização”, afirmou Vera Lúcia Pereira, 64 anos, frequentadora da Casa Sul.

Com o apoio da Prefeitura, durante a semana outras atividades estão previstas como apresentações culturais e esportivas e roda de conversa com o tema Violência Contra a Pessoa Idosa: Rompendo o Pacto do Silêncio, Rumo à Garantia de Direitos

Programação:

Dia 12 – Segunda-feira

8h às 12h  – Sensibilização Regional, com apresentações culturais e esportivas

Diversos locais

Dia 13  – Terça-feira

8h às 12h  – Sensibilização Regional, com oficinas multidisciplinares e apresentações culturais e esportivas

Diversos locais

Dia 14  – Quarta-feira

8h às 12h  –  Roda de conversa com o tema Violência Contra a Pessoa Idosa: Rompendo o Pacto do Silêncio, Rumo à Garantia de Direitos

Casa do Idoso Centro – Rua Euclides Miragaia, 508, Centro