Prefeitura entrega unidade modelo da Fundhas na região leste
12/06/2017
Crianças durante atividade
A Fundhas Leste conta com toda a infraestrutura necessária nas salas, com espaços para atividades educacionais, esportivas e culturais Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Fundhas

A nova Unidade Leste da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Jardim Rodolfo, foi totalmente reformada para melhor atender aos alunos transferidos da Unidade Novo Horizonte. A unidade modelo da Prefeitura de São José dos Campos traz novos conceitos com a gestão aberta e mais participativa, além da importante parceria com a Embraer para a futura implementação do sistema Lean de Gestão, focado em prestação de serviço de alta performance.

Com a reestruturação, a Fundhas Leste conta hoje com toda a infraestrutura necessária nas salas de aula, com espaços amplos para atividades educacionais, esportivas e culturais. Com a afixação de um quadro de gestão em local de acesso de funcionários, pais e alunos, será possível acompanhar os indicadores com o desenvolvimento das atividades da fundação.

A unidade modelo é resultado da unificação de duas unidades (Novo Horizonte e Jardim Rodolfo), o que permitiu que a Prefeitura abrisse mais 94 vagas, que passará a um total de 360 crianças e adolescentes atendidos nesta Unidade Leste.

Em conjunto com a Secretaria de Educação e Cidadania, a Fundhas oferece aos alunos a possibilidade de novas aprendizagens no contraturno escolar, quando crianças e adolescentes têm então a oportunidade do ensino integral, com aulas extracurriculares.

A transferência

O primeiro dia da transferência dos alunos da Unidade Novo Horizonte para a Unidade Leste, no Jardim Rodolfo, foi marcado nesta segunda-feira (12), por ansiedade e alegria. Ao chegarem à nova unidade com o ônibus fretado pela Prefeitura, crianças e adolescentes foram recebidos pela equipe de professores, gestores e diretoria da fundação para um café, com apresentação de dança e visitação às instalações do prédio.

Maria Clara de Sena Santos, 11 anos, é uma das alunas transferidas e que ressalta a importância da sala de dança, que não tinha na Unidade do Novo Horizonte. “Eu gosto de dançar e aqui vou ter minha chance. Todos nós estamos ganhando com as coisas novas”, afirmou.

Sarah de Souza Milla, 12 anos, disse que assim que ficou sabendo da mudança ficou muito feliz e ansiosa. Isso porque ela já fez parte da unidade Leste e teve de mudar para o Novo Horizonte. “Eu gostava de lá, mas gosto mais daqui. A unidade mudou bastante, ficou muito mais bonita e estou curtindo muito a volta pra cá”, contou.

Sede do Novo Horizonte terá UBS

Com a transferência dos alunos para o Jardim Rodolfo, a Prefeitura deu início à  reforma da unidade da Fundhas Novo Horizonte para fazer uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde), mais ampla para atender toda a região. Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro também será reformada e dobrará de tamanho com a separação da UBS.