Figureira de 73 anos expõe sua arte no Centro da Juventude
13/06/2017
Mudinha
A artesã Maria Benedita Vieira, 73 anos, mais conhecida como Mudinha, vai demonstrar a arte de modelar figuras de barro Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Salvaguardar o patrimônio imaterial da cultura popular, local e regional é um objetivo que a Prefeitura de São José dos Campos persegue de várias maneiras e uma delas estará em foco, mais uma vez, nesta quarta-feira (14) e no próximo dia 28, por meio do projeto Vivenciando a Cultura Popular, desenvolvido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Nesses dois dias, a partir das 14h, as atividades do projeto serão realizadas no Núcleo de Ação Cultural Descentralizada, no Centro da Juventude, na região sul da cidade, onde a figureira Maria Benedita Vieira, 73 anos, mais conhecida como Mudinha (por ter nascido com deficiência da fala), demonstrará ao público seu saber em modelar figuras de barro.

Mudinha aprendeu a arte de fazer figuras com a mãe, que as utilizava para lhe educar. E foi justamente por meio dos objetos moldados no barro que Mudinha encontrou um meio de se expressar. Suas figuras retratam cenas do cotidiano e também de seu imaginário.

Maria Benedita Vieira é detentora do prêmio de Mestre da Cultura Viva de São José dos Campos, concedido pela Fundação Cultural pela importância de sua arte para a cultura popular do município.

Núcleo de Ação Cultural Descentralizada Centro da Juventude
  • Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América