São José receberá programas de prevenção às drogas
14/06/2017
São José receberá programas de prevenção às drogas
A aula inaugural para a capacitação dos profissionais será em 21 de junho, no Centro da Juventude, no Jardim América, zona sul Foto: Divulgação

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A partir deste mês de junho, São José dos Campos passa a ser constituída como “Polo de Formação em Políticas Públicas de Prevenção ao uso de Álcool e Outras Drogas”. O título foi possível graças à parceria da Prefeitura com o Ministério da Saúde, por meio do Senad (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas), que possibilitará a implantação de três programas do Governo Federal que visam a prevenção ao uso de drogas: Jogo Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes.

O objetivo dos programas é tratar a prevenção como eixo principal no combate às drogas. Os programas foram indicados e validados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Organização Panamericana de Saúde, que desde 2013 vem investindo na adaptação, implantação, avaliação e difusão desses programas entre educandos e comunidades brasileiras.

A aula inaugural para a capacitação dos profissionais será na quarta-feira (21), no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América), na região sul. Sob a coordenação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, os programas serão desenvolvidos, a partir de agosto, em cinco escolas municipais distribuídas por regiões e em todas as unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), além de escolas particulares e estaduais, unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município.

Programas

O Jogo Elos é um programa voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no ensino fundamental I. O objetivo é contribuir para a formação de um ambiente harmônico que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais.

O #TamoJunto é outro programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, sendo voltado para jovens de 13 e 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental II. Visa instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde.

O Famílias Fortes é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. Será desenvolvido nas unidades do Cras e Creas. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários.