Prefeitura promove discussão sobre violência contra a pessoa idosa
14/06/2017
Participantes da roda de conversa na Casa do Idoso Centro
O evento integra as atividades programadas pela Prefeitura sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cerca de 300 idosos participaram, nesta quarta-feira (14), da roda de conversa sobre o tema “Violência contra a Pessoa Idosa: Rompendo o pacto do silêncio, rumo a garantia de direitos”.

O evento aconteceu no auditório da unidade Centro (rua Euclides Miragaia, 508), da Casa do Idoso da Prefeitura de São José dos Campos, e teve como principais convidados os próprios idosos e familiares das pessoas que frequentam o local, além de autoridades e coordenadoras dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Durante a roda de conversa, a advogada Pérola Braga, da Comissão de Direitos dos Idosos, citou as principais violências sofridas pelo idoso, como física, psicológica, negligência, abandono, privações financeira e material e abuso sexual. “Não é de hoje que vemos nos noticiários os vários tipos de violência contra a pessoa idosa. Uma que está em destaque é a apropriação do cartão bancário, por onde o idoso recebe sua aposentadoria. Quando o cartão é furtado ou roubado, o idoso fica até sem ter o que comer”, ressaltou.

A aposentada Maria Aparecida dos Santos, 70 anos, considera os direitos dos idosos muito importante. “É preciso que nós, idosos, conhecemos nossos direitos, mas ainda é difícil adquirir fazer prevalecer perante a sociedade e, muitas vezes, até dentro da própria família”, disse a frequentadora da Casa Centro.

O evento integra as atividades programadas pelas quatro unidades da Casa do Idoso sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituído em 15 de junho.

São José dos Campos conta com quatro unidades da Casa do Idoso, distribuídas por regiões, que são coordenadas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Juntas elas atendem em média cerca de 6 mil idosos por mês.