Participação feminina é destaque em avaliações no Altos de Santana
14/06/2017
Mulheres fazem avaliação física
As mulheres foram maioria, com um total de 59 atendidas pelo Centro de Medidas e Avaliação Física no poliesportivo da região norte Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) atendeu, nesta quarta-feira (14), 72 pessoas na academia ao ar livre do Centro Poliesportivo Altos de Santana, na região norte de São José dos Campos. As mulheres espantaram o frio da manhã e foram maioria nos testes, com um total de 59 atendidas. Pelo lado dos homens, 13 pessoas participaram dos testes.

As avaliações físicas simples gratuitas, promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos, aconteceram das 8h às 10h. Os testes básicos incluíram aferição de peso, altura, circunferência abdominal e flexibilidade.

A ação na unidade esportiva é resultado da integração entre o Cmaf e o programa Cidade em Movimento, que atua nas academias públicas.

“Achei (a ação) ótima. Fiquei sabendo antes e acho que isso é bom para a gente procurar fazer as coisas certas para a saúde”, disse Marta Pedroso, 51 anos, moradora do Altos de Santana e frequentadora do poliesportivo.

Ela foi uma das munícipes que participou ainda do alongamento monitorada pela professora Thatiana Denise, responsável pela academia ao ar livre do Centro Poliesportivo no período da manhã. Amiga de Marta, Maria Cristina Pereira, descobriu que precisa perder cinco quilos. “Pela saúde, a gente tem que se preocupar com o futuro, ter uma velhice melhor, mais saudável e não corrermos riscos de termos doenças graves”, explicou Maria Cristina, 58 anos.

Já para Paulo Cesar Brígido, 62 anos, a análise do próprio corpo é uma questão essencial para a qualidade de vida. Ele fez uma cirurgia no joelho direito a menos de um ano e, desde abril, iniciou a fisioterapia aliada aos exercícios leves, que são monitorados na academia ao ar livre do poliesportivo.

“(Minha condição física) está regular. Alguns pontos estão bons, mas em outros, por conta da cirurgia que fiz, com o peso que ganhei, estão um pouco além do devido. É um alerta pra mostrar o que o corpo e a saúde precisam”, contou o morador do Altos de Santana.

E força de vontade é o que não falta para Paulo Cesar, que ignora o tempo fechado para estar de bem com o próprio corpo. “Se eu não fizer exercício, algo estará me faltando. Pode estar chovendo que eu espero passar, mas com frio não tem problema”, completou.

Ações

O Cmaf e o Cidade em Movimento vão passar ainda, até o fim deste mês, por mais uma Academia ao Ar Livre, na região leste.

O próximo atendimento, no dia 23, acontecerá no Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (rua 23 de dezembro, 400, região leste), encerrando as ações de junho. Além do Poli Altos de Santana, a ação itinerante passou também pela Área Verde I, no Bosque dos Eucaliptos (região sul) e pelo Parque Vicentina Aranha (região centro).

Cada sessão de avaliação física nas academias ao ar livre dura cerca de 5 minutos e tem entrega de ficha com os resultados. Para os testes, os homens devem estar vestidos com camiseta, calção e tênis. Já para as mulheres, é recomendado estar de camiseta, shorts de malha ou lycra e tênis.