São José planeja plantio de mais 3 mil árvores até o final do ano
19/06/2017
Plantio de mudas na calçada da Avenida Major Antônio Domingues, na região central de São José dos Campos Foto: Beto Freitas/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos vai intensificar o plantio de árvores no centro e nos bairros de todas as regiões da cidade.

De janeiro a maio, já foram plantadas cerca de 300 mudas. Até o final deste ano, a meta é que o município ganhe mais 3 mil.

São José tem atualmente 172.300 árvores. Destas, 300 são centenárias ou tombadas pelo patrimônio público, possuindo imunidade ao corte.

O  plano de arborização que está em vigor prevê o plantio de 56 mil mudas nos próximos 12 anos.

Quanto mais verde a cidade, melhor a qualidade do ar que se respira e mais agradáveis são a paisagem e o clima. As sombras criadas pelas copas, a umidade gerada pela vegetação em geral e a quantidade maior de área permeável são características que ajudam a alcançar esses objetivos.

As concentrações arbóreas contribuem ainda para equilibrar as temperaturas. Elas absorvem parte dos raios solares, evitando que esquente demais, além de ajudar a manter a umidade do solo, ampliando a sensação de frescor na cidade.

Plantio

A Prefeitura possui duas frentes de atuação, coordenadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade e pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

A Secretaria de Manutenção da Cidade realiza o plantio de árvores em calçadas, praças, parques e áreas verdes. Já a
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade executa o serviço através dos programas de revitalização de nascentes e de educação ambiental. Este último envolve alunos da rede municipal e é desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação.

Munícipes também podem solicitar o plantio de árvores por meio da Central 156. Após os pedidos, técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Secretaria de Manutenção da Cidade realizam vistorias. Caso o plantio seja aprovado, o mesmo é realizado pela Prefeitura.

Já os responsáveis por loteamentos aprovados pela Prefeitura têm que apresentar um projeto de arborização para os locais onde irão implementar seus empreendimentos  como compensação ambiental.

Qualidade de vida

Munícipes elogiaram a decisão da Prefeitura de ampliar o plantio de árvores no município. “É positivo este esforço da Prefeitura, já que com mais árvores teremos diminuição da poluição e aumento da qualidade de vida”, disse a cabeleireira Gleice Nascimento, 35 anos, que mora no Jardim das Flores, na zona leste.

“São José já possui muitas árvores, mas é preciso que se amplie cada vez mais. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou o motoboy Clóvis Gouvêa da Silva, 36 anos, que reside no Novo Horizonte, na zona leste.

Compensação

O trabalho de ampliação da arborização de São José inclui também as compensações ambientais por retiradas de árvores.

Na última quarta-feira (14), a Prefeitura iniciou o plantio de 106 árvores em calçadas da região central como compensação pelas retiradas das figueiras das praças Dom Bosco e Cônego Lima. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e deverá ser concluído nos próximos meses.

Outras 40 mudas já foram plantadas no último dia 7 no Parque Ribeirão Vermelho, no bairro Urbanova (zona oeste). O Ministério Público recomendou o plantio de 90 árvores, mas a Prefeitura decidiu ampliar para 146.

Dentro do plano de compensação ambiental, também foram colhidos dez ramos de cada figueira para que sejam mantidos em viveiro para obtenção de mudas clonadas das árvores suprimidas, que serão plantadas futuramente nas praças de São José.

A Prefeitura vai plantar ainda, até o final do mês, uma figueira-branca nativa na praça Dom Bosco e outra na praça Cônego Lima. Este trabalho será precedido pela troca de terra dos locais de onde foram retiradas as figueiras, já que os mesmos estão contaminados por fungos. Replantios e compensações ambientais já são práticas adotadas pela Prefeitura em casos de supressão de árvores.

A figueira da praça Cônego Lima foi cortada no último domingo (11), enquanto a da Dom Bosco foi retirada no último dia 4. Nos dois casos, havia necessidade de intervenção urgente com devido ao risco iminente de queda de galhos pelo estado precário e de envelhecimento das árvores.