Jovens da cidade terão projeto especial para prevenção de traumas
19/06/2017
Profissionais do Corpo de Bombeiros e Samu durante campanha da Lei Seca com frequentadores em bar da região central da cidade
Profissionais do Corpo de Bombeiros e Samu durante campanha da Lei Seca com frequentadores em bar da região central da cidade Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos lança na próxima quinta-feira (22) o Party  São José dos Campos, projeto que vai atuar na prevenção do trauma provocado por acidente de trânsito e relacionado, principalmente, ao consumo de álcool e escolhas irresponsáveis na juventude.

A solenidade será realizada na Câmara Municipal, no auditório Mário Covas, às 9h, e contará com a presença de autoridades municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ) e Grupo de Resgate e Atendimento à Urgências (Grau).

Voltado aos estudantes que cursam os últimos anos do ensino médio, com idade prestes a obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o programa propõe uma reflexão entre os jovens sobre os riscos os quais estão sujeitos no trânsito.

Durante as oficinas, os estudantes assistem às palestras proferidas por médicos, bombeiros, policiais, educadores e assistentes sociais, onde serão abordadas questões como álcool e direção, falta do cinto de segurança, uso do celular, entre outros fatores de risco presentes nas ocorrências de trânsito.

Além das palestras, os adolescentes farão visitas à área de atendimento do Hospital Municipal e à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Em seguida, eles serão levados ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro para conhecer de perto o processo de recuperação de uma vítima de trânsito.

Em São José dos Campos, no ano de 2016, quase 50% das vítimas graves com traumas de trânsito, encaminhadas ao Hospital Municipal tinham entre 14 e 29 anos.

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A  partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait). 

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil.