Secretaria de Proteção ao Cidadão
Na madrugada deste domingo 18, uma operação realizada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos frustrou a ação de uma quadrilha de palmiteiros que pretendia agir no Parque Municipal Augusto Ruschi - antigo Horto Florestal, na zona norte do município.
A GCM foi acionada pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, após denúncia de que palmiteiros do Litoral Sul do Estado estaria se preparando para uma ação no Parque. Com o apoio de voluntários do grupo Suçuarana, foi desencadeada uma operação nas principais vias de acesso do Parque.
Com a chegada da GCM, a quadrilha fugiu deixando pelo caminho o material que seria utilizado no acampamento e na retirada de palmitos. O material apreendido (facões, alimentos, lonas, entre outros) foi apresentado na delegacia de polícia.
O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de São José dos Campos, criada em 17 de setembro de 2010 pela Lei Municipal nº 8.195, na área do antigo Horto Florestal, localizado no bairro Santa Cruz da Boa Vista.
O Parque faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) Federal Mananciais do Rio Paraíba do Sul e representa um dos principais fragmentos florestais do município com 2 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada, onde vivem diversas espécies de animais silvestres entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios, tais como lobo-guará, sagui-da-serra-escuro, jaguatirica, onça-parda, lontra, veado mateiro, serpentes e gavião-pega-macaco, esta última ameaçada de extinção.
Durante o período da manhã foi realizada uma segunda operação, pelo Policiamento Ambiental, com a finalidade de localizar eventuais acampamentos ou palmiteiros no interior do Parque. Até o momento não houve prisões.