São José registra queda de mais de 31% de mortes no trânsito
20/06/2017
90% dos acidentes são causados por falhas humanas desde a falta de atenção dos condutores até o desrespeito à legislação Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

São José dos Campos registrou queda de 31,25% nos óbitos, em decorrência de acidentes de trânsito, nos primeiros cinco meses deste ano comparados ao mesmo período de 2016. Um total de 11 pessoas morreram neste ano, 5 a menos do que o ano anterior.

Essas informações são do Infosiga, banco de dados disponibilizado pelo Governo do Estado, e consideram ruas e avenidas das áreas urbanas e rural do município, onde a Prefeitura pode atuar com ações educativas, de fiscalização e com obras viárias.

No levantamento, motociclistas e pedestres aparecem como as principais vítimas. Dos 16 mortos em 2016, 6 eram motociclistas. Em 2017 o número de mortes de motociclistas caiu para 3.

Entre os pedestres, o número de óbitos aumentou de 2 para 6 em 2017. Todas as vítimas tinham mais de 60 anos.
O relatório apontou ainda a redução do número de mortes de quinta-feira a domingo. Foram 12 mortes em 2016 e 6 no mesmo período de 2017. Nestes dias da semana, o consumo de bebida alcoólica cresce, o que aumenta o risco de acidentes de trânsito.

Com a informações mensais do Infosiga, é possível planejar ações educativas e de fiscalização mais eficientes, visando à redução do número de ocorrências no trânsito da cidade.

De acordo com Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, que podem envolver desde a falta de atenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Os exemplos considerados são o abuso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado.

Ações de prevenção

Nas blitze do programa Lei Seca realizadas neste ano, em parceria com o Detran ( Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar e polícias rodoviárias Estadual e Federal foram abordados mais de 800 motoristas.
Durante o Carnaval, por exemplo, a equipe orientou servidores e munícipes na rampa do Paço Municipal sobre os riscos de beber e dirigir. Aproximadamente 500 bafômetros foram distribuídos durante a abordagem. Além disso, foram instalados, nos dois principais clubes da cidade, displays vazados para foto, que contava com dois personagens do Carnaval: a passista e o sambista. A proposta era lembrar os foliões, de forma bem humorada, sobre o respeito à Lei Seca, além de permitir que os próprios frequentadores fizessem a divulgação da ação educativa nas redes sociais de que beber e dirigir não é acidente, é escolha.

Nos bares, a abordagem é feita em parceria com o próprio estabelecimento comercial, Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Pelas mãos dos profissionais, aproximadamente 1.300 pessoas receberam a conta de um acidente de trânsito durante o mês de maio. Na ação, bombeiros e médicos chegam nas respectivas viaturas, com as sirenes ligadas, chamando a atenção de todos. Em seguida eles entram no estabelecimento e entregam a comanda, deixando a reflexão aos frequentadores. Na ocasião, a equipe também entrega bafômetros descartáveis fornecidos pelo Detran.

Nas escolas, a orientação contou com a participação do super-herói Homem-Aranha para reforçar junto aos pais e responsáveis o poder do exemplo. Em três dias, mais de mil pessoas foram abordadas em toda a comunidade escolar.
Para os motociclistas, foram realizadas blitze nas regiões sul, norte e leste, além da via Dutra em parceria com a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal e Estadual. Nestas ações, cerca de 700 condutores foram abordados e receberam orientações sobre a importância do comportamento seguro no trânsito.

Os trabalhos educativos também contam com palestras realizadas semanalmente para funcionários de empresas.
Em maio, mês mundialmente escolhido como de atenção pela vida no trânsito, as ações educativas e de fiscalização foram intensificadas. Foram realizadas ações em escolas, universidades, shoppings, bares e blitz, além da mobilização da iniciativa privada e associações na promoção de ações educativas dentro das respectivas instituições.

As páginas oficiais da Prefeitura nas redes sociais também vêm sendo utilizadas amplamente para difundir os conceitos de trânsito seguro.

Além do calendário de ações educativas do município, a Prefeitura está finalizando o plano de ações para a formalização do convênio com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que tem como meta reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito da cidade até 2020.

O planejamento foi construído com base nos dados fornecidos pelo Infosiga e vai contemplar obras e readequações viárias, ações de fiscalização e campanhas educativas voltadas para as principais vítimas de  acidentes de trânsito: pedestres e motociclistas. Também estão previstas abordagens considerando fatores de risco como o excesso de velocidade e a alcoolemia ao volante. Para a realização das ações, a Prefeitura contará com recursos do Governo do Estado provenientes de multas de trânsito.

Parcerias

Para realização das ações educativas e de fiscalização a Prefeitura firmou parcerias importantes com órgãos de segurança e de resgate tendo em vista a união de forças em prol da redução de acidentes de trânsito.
Por meio das blitze de Lei Seca realizadas com o apoio do Detran, Polícia Militar e Polícias Rodoviária Estadual e Federal, 25 motoristas alcoolizados foram retirados do volante.

Copo de Bombeiros e Samu auxiliam nas abordagens educativas buscando a reflexão da população para a importância de escolhas seguras no trânsito.

Todas as ações realizadas contam com a participação dos parceiros. Além de ampliar os resultados, as parcerias mostram o comprometimento do poder público como um todo para preservação de vidas no trânsito.