GCM envolve pais em ações para fortalecer desenvolvimento escolar
20/06/2017
Em cinco anos de programa, 64 mil estudantes da educação infantil e fundamental passaram pelas atividades Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Trazer os pais para dentro das escolas de seus filhos e fazer com que eles, cada vez mais, participem da rotina escolar, tem sido o objetivo do Programa Escola Segura, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, sob a coordenação da Guarda Civil Municipal e em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania.

Neste ano, cerca de 3.400 pessoas, entre crianças, alunos e educadores, já foram atendidas pelo programa, que acontece durante todo o ano letivo.

Atualmente, o Programa Escola Segura conta com dez agentes da GCM. Em cinco anos de programa, 64 mil estudantes da educação infantil e fundamental passaram pelas atividades.

Segundo a Prefeitura, os pais são solicitados a comparecer na escola para que tenham o conhecimento daquilo que foi  abordado entre as crianças, além de se tornarem parceiros da escola em ações em prol à formação do aluno.

Os trabalhos de conscientização à promoção de valores, conceitos e questões ligadas à ética e segurança são transmitidos durante um período de quatro horas numa espécie de gincana entre pais e filhos. As atividades ajudam a criar o respeito e a afetividade entre eles.
O resultado da presença dos guardas dentro das escolas é a maior proximidade entre alunos e a corporação, favorecendo o diálogo, o relacionamento e a confiança. As palestras educativas, por exemplo, estão relacionadas à segurança pública, ao combate à violência e ao tráfico de drogas.

Gislaine Thomaz, 39 anos, é moradora do Vista Linda, na zona leste, há seis anos. Mãe de um casal, Giovana, 8 anos, e Gabriel, 10 anos, estudantes do terceiro e quinto anos, respectivamente, da escola Leonor Pereira.

“Fui com prazer acompanhar o trabalho realizado pela guarda em conjunto com a escola. Meus filhos chegaram em casa e contaram sobre as atividades, ressaltando, inclusive, o teatro. Na festa, os pais participam de gincana e eu participei. É muito importante na vida deles e ajuda bastante na educação”, disse Gislaine Thomaz, 39 anos, moradora do Vista Linda, na zona leste, há seis anos. Ela é mãe de um casal, Giovana, 8 anos, e Gabriel, 10 anos, estudantes do terceiro e quinto anos, respectivamente, da escola Leonor Pereira.

O Programa Escola Segura conta com palestra, teatro, gincana, filmes, passeios a parques, mas o principal é o amor dedicado às crianças. Sentimento provado pelos 630 alunos da escola municipal Professora Leonor Pereira Nunes Galvão, na Vila Industrial, zona leste, segundo a própria diretora Maria Aparecida da Silva.

“Tudo que a gente faz agrega os valores da família e da comunidade escolar, questões bastante trabalhadas pelos professores e pelo pessoal da Guarda. Queremos semear valores também com os pais, por isso a importância da presença deles para fechar o ciclo de atividades. Quando os pais têm o controle sobre os filhos dentro de casa, na escola não teremos problema”, completou Maria Aparecida.

O Programa

As palestras do programa são direcionadas para os alunos do ensino fundamental, na faixa etária de 12 a 15 anos, e trata de temas atuais como forma de orientar e instruir os estudantes a manter uma relação amistosa dentro e fora da escola, o respeito aos colegas e a importância da proteção ao patrimônio público.

Crianças e creches e de pré-escolas contam ainda com o teatro de fantoche, que aborda as mesmas temáticas, mas de forma mais lúdica. Os próprios guardas manipulam os bonecos de fantoche e depois se apresentam fardados às crianças.
As atividades esportivas também estão presentes no programa. Os eventos acontecem em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania e incentiva o bom comportamento entre os alunos, já que para se manter em torneios os estudantes não podem se envolver em ocorrências negativas no ambiente escolar.

O programa acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As escolas interessadas em receber as atividades devem entrar em contato pelo telefone (12) 3916-4416, das 9h às 16h.