Alunos inscrevem escolas em concurso das Nações Unidas
20/06/2017
O aluno Anthony Gabriel Ribeiro da Cunha, de 6 anos, durante visita ao Inpe
O aluno Anthony Gabriel Ribeiro da Cunha, de 6 anos, durante visita ao Inpe Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta terça-feira (20), cerca de 20 alunos da Emef Elizabete de Paula Honorato representaram os alunos da rede de ensino de São José dos Campos no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). As crianças entregaram os trabalhos que serão inscritos no concurso Peace and Cooperation School Award 2017, promovido pelo Unoosa - Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior.

Estudantes de todo o mundo foram convidados a apresentar trabalhos artísticos que reflitam os problemas sociais atuais e ressaltem como a exploração do espaço pode trazer benefícios para a humanidade. Em São José dos Campos, alunos das 48 escolas de ensino fundamental, com idade entre 7 e 12 anos, participaram da ação. Dos mais de 200 cartazes desenvolvidos pelas escolas, cerca de 50 foram selecionados para participar do concurso.

O Inpe irá encaminhar os trabalhos dos alunos para Viena, na Áustria, onde será realizado o concurso. Os vencedores serão anunciados pela Unoosa em outubro deste ano e os primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro.

Após a entrega dos cartazes aos gestores do Inpe, os alunos que compõem o coral da Emef Elizabete de Paula Honorato fizeram uma apresentação com as músicas Sementes do Amanhã, de Gonzaguinha; Trem-bala, de Ana Vilela e Banaha, canção tradicional africana.

Ao final do evento, os alunos visitaram o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e puderam conhecer a história e os trabalhos desenvolvidos no Instituto.

“Gosto muito de ciências, de livros e desenhos sobre o espaço. O Inpe é grande e muito bonito, fiquei feliz em cantar para os pesquisadores e entregar os cartazes feitos pelos colegas. Torço para que uma de nossas escolas ganhe o concurso”, disse o aluno Anthony Gabriel Ribeiro da Cunha, 6 anos, que participou da entrega dos cartazes.

Parceria em prol do conhecimento

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, mantém parceria com o Inpe na busca de ações que auxiliem no desenvolvimento pedagógico dos alunos em sala de aula.

Recentemente, a Prefeitura e o Inpe firmaram outra parceria para desenvolver animações em vídeo e material didático que será utilizado em sala de aula e disponibilizado, pela internet, para educadores de todo o Brasil.

A ideia é abordar alguns conceitos de meteorologia, ciência do sistema terrestre, clima espacial, energias renováveis, observação da Terra e satélites de maneira lúdica e divertida, facilitando o aprendizado dos alunos.