Fundo Social oferece oficina de caldinho como opção de renda
21/06/2017
Alunas da Padaria Escola aprendem técnicas de preparo de caldos durante aula prática
Alunas da Padaria Escola aprendem técnicas de preparo de caldos durante aula prática Foto: Charles de Moura/PMSJC

Fundo Social de Solidariedade

Cerca de 30 alunas do projeto Padaria Artesanal de São José dos Campos começaram o curso de caldinhos. Considerada uma iguaria tipicamente pernambucana, o curso faz parte da oficina de inverno oferecida pelo Fundo Social de Solidariedade. O objetivo é proporcionar às participantes uma renda complementar.

Durante uma aula prática, são ensinadas as técnicas de preparo de quatro especialidades de caldos: mandioca, mandioquinha, feijão-preto e creme de milho. Os alunos aprendem também sobre o processo de higienização e comercialização do produto. 

Eliane Machado Lopes considera o curso uma oportunidade de renda para a estação. “Eu já produzo e vendo bolos de pote. Agora para o inverno, os caldinhos têm uma boa saída e por isso vim aprender”, disse a moradora do Jardim Oriente, região sul.

“Me inscrevi no curso para aprender dicas extras e importantes. Futuramente, quem sabe, penso em fazer da culinária uma fonte de renda”, afirmou Maria da Cruz Souza de Oliveira, moradora do Jardim Imperial, região sul.

São 15 inscritos por turma e as aulas são realizadas nos períodos da manhã e tarde. Para este curso, ainda há vagas. Os interessados em participar podem ligar para o telefone 3911-8060. Em julho serão abertas mais vagas para o curso de panificação.