GCM faz cerco contra crimes a patrimônios públicos na cidade
21/06/2017
GCM faz cerco contra crimes a patrimônios públicos em São José
Na madrugada do último domingo (18), uma operação realizada pela GCM frustrou a ação de uma quadrilha que pretendia agir no Horto Foto: Divulgação

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos ampliou o combate aos crimes contra equipamentos e patrimônios públicos do município. Em menos de três dias, quatro pessoas foram detidas durante tentativas de furtos de fios de cobre e baterias de caminhões da Prefeitura.
 
Na madrugada desta quarta-feira (21), uma equipe da GCM frustrou a ação de dois homens, de 26 e 35 anos, que haviam furtado baterias de dois caminhões estacionados dentro da Regional Jorge Zarur.
 
Com a chegada da equipe, os indivíduos deixaram os objetos furtados em um matagal e tentaram fugir para dentro da Vila Nair (região sul), onde foram detidos. Um deles estava com um simulacro de arma de fogo.  
 
Com os detidos foram encontrados dois alicates, uma chave de boca usados para o delito, três celulares e duas bicicletas. Os dois foram encaminhados para o plantão do 3º DP (Distrito Policial), onde permaneceram presos por furto qualificado. 
 
Na última segunda (19), um outro homem também foi detido em flagrante durante tentativa de furto de fios de cobre no estacionamento do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na zona norte. Ele foi preso e encaminhado para a Polícia Civil, onde permaneceu à disposição da Justiça. 
 
Vigilância

Monitorado pelos guardas no COI (Centro de Operações Integradas), o Poliesportivo de Eugênio de Melo (região leste) também foi alvo de criminosos na terça-feira (20). Imagens mostraram, em tempo real, dois suspeitos que estavam furtando fios do Centro Comunitário. 

Equipe do COI acionou guardas que faziam ronda pelo distrito. Um adolescente foi encaminhado para o plantão do 1º DP, onde a Polícia Civil fez um ato infracional de furto qualificado e liberado com a presença do responsável. O outro conseguiu fugir. 
 
As câmeras interligadas e espalhadas por toda a cidade têm contribuído para a proteção da população e da preservação dos prédios públicos. O sistema conta com 491 câmeras e vai ampliar para 511 nas próximas semanas para contribuir para a redução da criminalidade. 

Na tarde da terça (20), por exemplo, uma equipe de monitoramento do COI visualizou um suspeito carregando um compressor pela região central e o escondendo próximo às lojas do Calçadão da Rua Sete de Setembro.
 
Ainda andando pela região central, o suspeito foi acompanhado pelas câmeras e abordado por um guarda municipal, enquanto outra guarnição localizava o suposto objeto ilícito e identificava o local de onde foi subtraído.
 
Recorrendo mais uma vez às imagens do COI, foi constatado que o homem abordado era o mesmo que praticou o crime a um estabelecimento comercial. Ele foi preso em flagrante pela GCM. A autoridade policial de plantão levou o indivíduo à carceragem por furto qualificado.                        
 
Palmiteiros 

As secretarias de Proteção ao Cidadão e Urbanismo e Sustentabilidade aumentaram o cerco contra os palmiteiros com ações em conjunto com o Policiamento Ambiental. Na madrugada do último domingo (18), uma operação realizada pela GCM frustrou a ação de uma quadrilha que pretendia agir no Parque Municipal Augusto Ruschi - antigo Horto Florestal, na zona norte do município.

A GCM foi acionada pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade após denúncia de que palmiteiros do Litoral Sul do Estado estariam se preparando para uma ação no Parque. Com o apoio de voluntários do grupo Suçuarana, foi desencadeada uma operação nas principais vias de acesso do Parque.