População de São José tem boa expectativa com a Via Cambuí
21/06/2017
Clélia Rosangela Barros
Clélia Rosangela Barros: “Será muito mais rápido chegar até o outro lado da cidade" Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Governança

Moradores e comerciantes da região sudeste de São José dos Campos aprovam o  projeto da Via Cambuí, a maior obra viária realizada no município. A nova via irá ligar as regiões leste e sudeste com passagem sobre a via Dutra, favorecendo o trânsito em ambas as regiões. O projeto é de uma via arterial com fluxo nos dois sentidos, calçada e ciclovia.
 
Segundo Clélia Rosangela Barros, 43 anos, comerciante no Putim, a Via Cambuí vai agilizar os acessos na região. “Será muito mais rápido chegar até o outro lado da cidade. Vai ser ótimo. Aqui na região temos congestionamento em horários de pico, saída de escolas e empresas, principalmente na avenida principal, na João Rodolfo Castelli. A via vai agilizar muito a vida da população.”
 
A empresária e moradora do Santo Onofre, Vanessa Aparecida Silva, 30 anos, aprova o projeto e diz que a nova via irá facilitar os acessos tanto da região sudeste quanto da leste. “Usamos muito a Dutra, que congestiona, temos que usar vias por dentro do bairro, para não pegar congestionamentos, perdemos muito tempo no trânsito. Tenho parentes na zona leste e, em questão de trânsito, essa nova via irá facilitar muito nosso dia a dia”, concluiu.
 
Para Rafaela de Oliveira Siqueira, 31 anos, que trabalha com rede de computadores, a região precisa de uma via para desafogar o trânsito. "Vai ajudar bastante a região, vai descongestionar, ter opções para os carros e transporte público."
 
Comerciante há 15 anos na região e também morador do Putim, Alan Carlos, afirma que a nova via vai ajudar no trânsito e seu deslocamento. " Esperamos a via para melhorar o trânsito da região, que é bem complicado".
 
Com um investimento de R$ 140 milhões, do financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a concorrência prevê abertura dos envelopes no dia 4 de agosto, quando serão conhecidas as empresas participantes e os respectivos valores propostos.
 
Além da construção da ligação, também estão previstas no edital obras para o prolongamento da rua Saigiro Nakamura (região leste), compreendendo terraplenagem, drenagem, construção de viadutos, pavimentação asfáltica, iluminação, sinalização e paisagismo.
 
O processo seguirá os procedimentos de Licitação Pública Internacional (LPI) estabelecidos nas Políticas para a Aquisição de Bens e Contratação de Obras Financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (edição GN 2349-9) e está aberta a todas as empresas elegíveis, conforme definido nestas políticas.
 
Após a conclusão do processo de licitação, a empresa contratada terá um prazo de 20 meses para executar a obra.